Pantanal e Chapada dos Guimarães - julho/2005
Essa viagem fizemos em julho de 2005, já tem bastante tempo, mas vale a pena recordar. Fomos eu, o Marcelo, meus pais, minha irmã e meu concunhado, esposo da minha irmã à época. O objetivo principal da viagem era visitar uns amigos que moram em Colíder, mas aproveitamos para uma passagem rápida pelo Pantanal e Chapada dos Guimarães.
Pantanal
Iniciamos nosso passeio pelo Pantanal pelo Portal da Transpantaneira, estrada que liga a cidade de Poconé a Porto Jofre, na divisa dos estados e Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ficamos hospedados apenas uma noite na região, mas não me lembro o nome do hotel.
Pela estrada avistamos muitos tuiuiús (aves símbolos do Pantanal) e jacarés, além de uma boiada que veio de encontro a nós.
Na pousada fizemos passeio a cavalo e passeio de barco, no qual o guia nos levou para ver um jacaré de perto. E ele chamava o bicho pelo nome: Zito. Foi bem legal. Ah, e não estranhe nossos roupas de inverno em meio ao Pantanal, pois raramente faz frio nessa região, mas nos dias em que estivemos lá fez bastante frio. O pessoal dizia que levamos o frio do sul para lá.
À noite a pousada organizou uma roda de fogueira para aquecer os hóspedes, com muita cachaça e cantoria. Parecia que estávamos fora do Brasil, pois éramos os únicos brasileiros na pousada.
Chapada dos Guimarães
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é uma unidade de conservação brasileira, situada no estado de Mato Grosso, nos municípios de Chapada dos Guimarães e Cuiabá, e administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Na Chapada também está localizado o Centro Geodésico, um ponto equidistante entre o Atlântico e o Pacífico, no "Coração da América do Sul", perfeito para avistar a planície pantaneira.
Centro Geodésio |
Planície Pantaneira, ao fundo |
Canhoeira Véu da Noiva, ao fundo |
Cachoeira dos Namorados |
Cachoeirinha |
Cachoeirinha |
Deliciosa galinhada à beira da Cachoeirinha |
Comentários
Postar um comentário