Menu

Laguna - SC - jan/2017

Laguna nada tem a ver com nosso Roteiro Europeu pelo Sul do País, mas como já era tarde para seguirmos para o Vale Europeu, optamos por dormir ali, e conhecer um pouco da cidade na manhã seguinte.

Cidade histórica e praiana, e terra natal de Anita Garibaldi, Laguna testemunhou importantes momentos da Revolução Farroupilha (Guerra dos Farrapos -  de 1835 a 1845), e foi a terceira povoação portuguesa no litoral de Santa Catarina. 



O centro histórico da cidade possui mais de 600 construções centenárias tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que podem ser observadas num passeio a pé por suas ruas estreitas de paralelepípedos.

Ficamos um pouco decepcionados com o estado de conservação dos prédios históricos, mas depois fiquei sabendo que a cidade havia sido atingida por fortes temporais no final do ano, causando muitos danos ao local.



Na Praça República Juliana, em frente ao Museu de História Anita Garibaldi há um monumento em homenagem à heroína.


A Igreja Matriz Santo Antônio do Anjos substituiu a pequena capela de pau a pique construída em 1696, pelo fundador de Laguna, Domingos de Brito Peixoto. Os restos mortais de Peixoto estão sepultados na capela da igreja.  Foi nesta igreja que Anita Garibaldi se casou pela primeira vez.



Ao lado da Igreja Matriz está uma simpática casinha colonial amarela construída em 1711. Esta é a Casa de Anita,  que na verdade não foi a casa em que viveu Anita, mas sim a casa onde Anita se vestiu quando se casou na Igreja ao lado.


Depois dessa breve passagem por Laguna, retomamos nosso roteiro e seguimos para o Vale Europeu.

Fonte:

Comentários

Postagens mais visitadas