Menu

Diário de viagem - Reino Unido - 2014/2015 - parte 2

  •  Dia 27 de dezembro de 2014

Mais um dia de muito frio e com previsão de chuva.

 

Mesmo assim fomos para Cambridge, eu, o Marcelo, e Du, a Uxinha e o Gustavo, conforme havíamos combinado no dia anterior. Minha cunhada queria comprar um celular e a loja mais perto da Apple ficava em lá.

Cambridge é uma antiga cidade inglesa, sede do condado de Cambridgeshire. Situa-se a aproximadamente 80 quilômetros ao norte de Londres e 60 quilômetros ao sul de Peterborough.

Ao contrário de Oxford, sua tradicional rival, Cambridge foi muito pouco atingida pela industrialização, mantendo a atmosfera de cidade universitária em toda a sua pureza. A vida da cidade, praticamente, limita-se às atividades direta ou indiretamente ligadas à população estudantil, quase se despovoando nos períodos de férias escolares.

O censo de 2001 contou 108.863 habitantes em Cambridge, dos quais 22.153 eram estudantes.

Em 29 de Abril de 2011, o príncipe William recebeu de sua avó, a rainha Elizabeth II, o título de duque de Cambridge, a poucas horas antes do seu casamento com Kate Middleton. Com isso, após o casamento, William e Kate foram reconhecidos como duque e duquesa de Cambridge. O título de duque é o mais alto da hierarquia da nobreza britânica, somente abaixo de reis e príncipes.

Bem, dando sequência ao nosso passeio...

Como não tínhamos planejado ir a Cambridge em nosso roteiro de viagem, uma vez que resolvemos ir somente por causa da compra do celular, eu não tinha ideia de como era o local. Fiquei deslumbrada!! É uma linda cidade, rica em museus e igrejas, com belíssimas construções antigas, a maioria no estilo gótico, muitas bicicletas pelas ruas e paisagem encantadoramente bucólica. Pena que estava chovendo, pois vi algumas fotos da cidade na primavera e diria que Cambridge, na estação das flores, parece ter saído dos quadros de Monet.

Devido ao tempo ruim, não foi possível conhecermos a cidade. Demos apenas uma pequena volta, passando pela praça do mercado central, pelo King's College (uma das universidades de Cambridge e a quarta mais antiga da Inglaterra) e sua capela,  o Senate House, a igreja de Saint Mary, o Trinity College, St. John's College e sua capela, a igreja do Santo Sepulcro, conhecida como a Igreja Redonda, e seguimos até o rio Cam. Fomos um pouco à diante mas tivemos que retornar porque a chuva estava aumentando.

King's College

Senate House
Trinity College
Trinity College
Round Church (Igreja do Santo Sepulcro)

Rio Cam

Já eram quase 3:00 da tarde e ainda não tínhamos comido nada. Então passamos no Subway para comer um lanche e seguimos para o Shopping para fugir da chuva. Passamos na loja da Apple para minha cunhada comprar o celular e retornamos para Peterborough.

 

 

Fiquei com uma sensação de passeio pela metade, incompleto, inacabado, sei lá. Assim como para Stratfor-Von-Avon, terei que voltar a Cambridge um dia, de preferência numa primavera, para conhecer melhor a cidade, suas universidades, museus, bibliotecas e igrejas, fazer um passeio de punting (gôndola) pelo rio Cam e comer algo em um característico gastropub.

  •  Dia 28 de dezembro de 2014

Mais uma manhã fria de domingo. Ficamos na cama até tarde sem muita coragem de encarar o frio lá de fora. No café da manhã, pães quentinhos e um delicioso capuccino com creme preparado pela Vivi.

Como o Du e a Vivi iriam ao culto logo mais tarde e ficaria corrido para passearem com a gente, resolvemos ir para o centro da cidade sozinhos, somente eu, o Marcelo e minha cunhada. O Du nos deixou lá e combinamos de votar de táxi.

E lá estávamos nós...eufóricos em nosso primeiro dia sozinhos, sem nossos guias Du e Vivi. Seria nosso teste de como iríamos nos virar sozinhos quando deixássemos a casa deles rumo à Paris.

 

A princípio foi tudo bem tranquilo. Começamos nosso passeio pela Catedral de Peterboroug. Como já tínhamos feito uma visita ao interior da igreja, resolvemos apenas contorná-la e aproveitar o belo dia de céu azul para tirar muitas fotos.

 

 

 

Ao contornar a igreja, passamos por alguns túmulos e depois seguimos por um corredor estreito. Saímos numa praça e de lá retornamos para o calçadão central.

 



Dali fomos ao shopping comprar alguns presentes que estavam faltando. Apesar da nossa dificuldade em relação à comunicação, foi tudo bem tranquilo.

Optamos por comer no Mc Donald's, já que não havia restaurante no shopping. Por incrível que pareça, ali tivemos dificuldades para fazer nosso pedido. Sorte ter aparecido uma portuguesa muito simpática que se prontificou a nos ajudar.

Depois do "almoço" tardio, quase 4:00 da tarde, demos mais algumas voltas pelo calçadão e pelo shopping. 

Às 17:00 já estava tudo fechado. Nada mais a fazer, hora de voltar para casa.

Pegamos um táxi numa central ali perto do shopping. Tudo tranquilo se não fosse a nossa dificuldade de estabelecer uma comunicação com o taxista e uma situação hilária criada pelo Marcelo que ficou na história, mas que não vem ao caso, mesmo porque não saberia descrevê-la em palavras. Mas enfim, logo estávamos em casa.

Bem, como o Du e a Vi ainda iriam demorar para voltar do culto, resolvemos sair para dar umas voltas pelo bairro, mas voltamos logo porque o frio estava de matar.

Fim de mais um dia. Nossa temporada em Peterborough já estava terminando. Mas para diminuir um pouquinho a nossa tristeza, o Du e a Vi resolveram ir com a gente para Londres no dia 31. Teríamos mais dois dias com eles e as crianças!! Maravilha!!

  •  Dia 29 de dezembro de 2014

Para esse dia havíamos programado conhecer o Elton Hall e o Flag Flen, ambos na região de Peterborough mesmo.

O Elton Hall é uma belíssima propriedade da família Proby cuja arquitetura apresenta uma mistura de estilos, com capela medieval, torre do século XV, janelas góticas e diversas alas construídas em épocas diferente, e encontra-se rodeada por deslumbrantes jardins. No interior da propriedade, muitas peças de antiguidades e obras de arte.

O Flag Flen é um parque arqueológico de 3.500 anos atrás, descoberto por Francis Pryor em 1982. É o único lugar no Reino Unido onde os restos originais da Idade do Bronze podem ser vistos in situ.

Chegamos a ir até a entrada de cada um deles, mas infelizmente ficam abertos à visitação somente no período de maio a agosto. 

 

 

Na volta para Peterborough, o Du nos deixou no centro da cidade, pois eu precisava comprar umas malas. Aproveitamos para comer um lanche de rua e tomar um café quente.

 

No fim da tarde nos encontramos com o Du, a Vivi e as crianças no shopping. À noite compramos comida chinesa para o jantar. Ótima escolha do Eduardo!

  

 

 

  •  Dia 30 de dezembro de 2014

Último dia em Peterborough, pois iríamos para Londres na manhã seguinte.

Já era tarde quando o Gustavo e o Mateus vieram nos acordar. Como não tínhamos muito o que fazer naquele dia gelado, aproveitamos para curtir um pouco as crianças.

 

 



Lá fora estava tudo congelado.

 

 

 

Apesar do frio, resolvemos sair para caminhar pelo bairro e ir até um pequeno shopping perto dali.

 

 

 


Voltamos pra casa quando o sol já estava se pondo, por volta das 15:30. Mas antes passamos num fast food para comprar uma porção de "fish and chips", prato típico da culinária inglesa, que consiste em peixe frito envolvido num polme, acompanhado por batatas fritas. Gostoso, mas bem gorduroso.

 

O Du tinha planejado preparar um pizza para o jantar (ele faz deliciosas pizzas), mas como almoçamos muito tarde, não deu fome para tanto. Essa vai ficar para a próxima viagem, ou pra quando eles voltarem para o Brasil!

Fim do dia, hora de brincar com as crianças.

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas