Menu

Santa Felicidade

Santa Felicidade é um tradicional bairro da cidade de Curitiba, e teve início no antigo caminho que ligava a capital ao norte velho do estado e que na atualidade é chamada de Estrada do Cerne. 



Em sua formação histórica, recebeu um grande número de colonos vindos do norte da Itália, especialmente das regiões de Vêneto e Trento.  E em homenagem aos imigrantes italianos que ali se instalaram, o bairro abriga o Bosque Italiano, onde os descendentes comemoram suas festas tradicionais, entre elas a Festa do Vinho e a Festa da Uva.


O bairro tornou-se um importante reduto gastronômico de Curitiba, com grande número de restaurantes de cozinha italiana, além de vinícolas e lojas de artesanato e decoração.
 
Entre os restaurantes está o famoso "Madalosso", o maior restaurante da América Latina.
 
Outro ponto turístico local é o restaurante "Casa dos Arcos", instalado num prédio histórico construído em 1895 pela família de Marcos Mocellin e transformado em restaurante em 1982. Hoje, protegida pelo Patrimônio Histórico da cidade de Curitiba, conserva os traços originais de sua construção, sendo a única no bairro com arcada frontal no térreo.
 
 
 
A Vinícola Durigan também é parada obrigatória para quem visita o bairro. A família Durigan chegou ao Paraná no século 19 vindo de Treviso, na Itália. Depois de passar por Morretes, no litoral do estado, os imigrantes fixaram residência no planalto curitibano, hoje chamado de Santa Felicidade. São duas lojas na principal avenida do bairro, que, além dos vinhos e sucos da marca, vendem também diversos tipos de queijos, embutidos, antepastos, doces, chocolates e muitas outras delícias, com degustação no local.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Também vale a pena conhecer a Igreja de São José e Santa Felicidade. Inaugurada em 1891, foi sede da Capelania Curada dos Italianos e elevada à Paróquia São José em 1937 por D. Ático Eusébio 
da Rocha, então arcebispo de Curitiba. Em 2013, Santa Felicidade foi declarada co-padroeira da Paróquia, que passou a ser chamada "São José e Santa Felicidade".
 
Em 1901 foi inaugurada a torre com três sinos, batizados de Davide, Camilo e Antonio, vindos da Itália junto com a imagem de São José. Em 1926 teve início as obras de ampliação da Igreja e remodelação da fachada. As obras foram concluídas em 05 de fevereiro de 1928, data em que se celebrou o Cinquentenário da fundação da Colônia Italiana.
 



 

Comentários

Postagens mais visitadas