Menu

Passeio Público de Curitiba

O Passeio Público, inaugurado em 1886, é o mais antigo parque municipal de Curitiba, criado por Alfredo D´Estragnolle Taunay quando presidente da Província do Paraná. Nasceu da drenagem de um terreno pantanoso. Passou por várias transformações ao longo do tempo, tendo sido conhecido como Jardim Botânico.




Primeiro zoológico da cidade, foi palco de fatos marcantes na vida cultural e no folclore curitibanos. Em 1909, foi dali que alçou vôo num balão a intrépida Maria Alda, para aterrizar desastradamente no telhado da Catedral Metropolitana, na Praça Tiradentes. Em 1911, na ilha desde então chamada da Ilusão, o simbolista Emiliano Perneta foi coroado "Príncipe dos Poetas Paranaenses".

Os portões do Passeio são históricos e inspirados no portão do Cemitério de Cães de Paris.



Na década de 70, com a concretagem do lago e a canalização do Rio Belém na Rua Ivo Leão, o lago passou a ser alimentado por água de poços artesianos. Atualmente, o Passeio funciona como sede do Departamento de Proteção e Conservação da Fauna e abriga os pequenos animais que permaneceram quando o Zoológico foi transferido para o Parque Iguaçu em 1982.






É o parque mais central da cidade, com diversas espécies nativas e exóticas. Carvalhos e ciprestes centenários se harmonizam às paineiras e jacarandás mimosos, abrigando sob sua copa a vivência de sabiás, tico-ticos e canários-da-terra. Também há coleirinhas, chupins, pica-paus, sanhaços, pombos e majestosas garças brancas em desfile pelo lago. Ilhas e pontes interrompem as aléias, capturando o olhar e os passos do caminhante.

Informações sobre o parque:
Passeio Público

Comentários

Postagens mais visitadas