Praça Tiradentes e Catedral de Curitiba
A Praça Tiradentes está localizada no centro de Curitiba, próxima ao Centro Histórico, e é a praça mais antiga da cidade.
No passado, era conhecida como Largo da Matriz por abrigar a pequena
capela em torno da qual se desenvolveu a Vila Nossa Senhora da Luz e Bom
Jesus dos Pinhais. No mesmo local da antiga capela está hoje a Catedral Metropolitana de Curitiba. Em 1880, quando da visita do imperador ao Paraná, o Largo da Matriz
mudou seu nome para Largo Dom Pedro II e em 1889 passou a denominar-se,
finalmente, Praça Tiradentes. Abriga bustos de personagens importantes
da história do Brasil como Getúlio Vargas, Marechal Floriano Peixoto e Tiradentes.
A catedral foi construída em estilo neogótico - ou gótico romano - inspirada na Catedral da Sé de Barcelona, na Espenha. As pinturas existentes são dos artistas italianos Carlos Garbaccio e Anacleto Garbaccio.
A autoria do projeto é atribuída ao arquiteto francês Alphonse Conde des Plas, com pequenas modificações feitas pelo engenheiro Giovani Lazzarini responsável pela execução da obra. No projeto original, uma torre comportaria um sino e um relógio, enquanto a outra um observatório meteorológico dotado com um barômetro, que jamais foi instalado pelos altos custos. Em 1947 foi construído um anexo. Esta ampliação impede que o Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional reconheça a Catedral como patrimônio histórico.
Fonte:
Comentários
Postar um comentário