Calçadão da Rua das Flores
Rua das Flores é o nome pelo qual ficou conhecido o trecho inicial da Rua XV de Novembro, juntamente com a avenida Luiz Xavier, no centro da cidade de Curitiba. Foi
a primeira grande via pública exclusiva para pedestres do Brasil,
inaugurada em 1972, e tornou-se referência para os
curitibanos, não somente pela sua importância histórica, mas porque nela
encontramos alguns dos mais importantes prédios da cidade, como: o
Palácio Avenida; o prédio histórico da UFPR; o Teatro Guaíra, entre outros.
Caracterizada por edifícios e sobrados centenários, bares turísticos e canteiros de flores, a famosa rua também é palco de artistas de rua, como palhaços que interagem com os passantes, músicos e homens-estátuas.
Prédio histórico da UFPR |
Apresentação do Coral de Natal no Palácio Avenida |
No início da Rua das Flores, na sua junção com a Travessa Oliveira Belo e a Rua Ébano Pereira, se vê o Bondinho. Os bondes elétricos circularam pela cidade a partir da primeira década do século 19 até os anos 1950, porém o bondinho que está no calçadão nunca passou por ali, ele foi importado de Santos, São Paulo e instalado em 1973 para ser um espaço de recreação infantil.
Bondinho e Palácio Avenida, aos fundos |
Considerado como Unidade de Interesse de Preservação (UIP) pela prefeitura, o edifício apresenta traços da arquitetura eclética, característica das construções do início do século 20. Além disso, o prédio compõe um conjunto de edificações históricas da rua XV de Novembro, tombada pelo governo do estado.
Na Rua das Flores, também descata-se a Boca Maldita, um espaço sem área determinada que fica ao redor de cafés, bancas de revistas e bancos do calçadão. Ali as pessoas se reúnem para discutir todos os assuntos do momentos.
Comentários
Postar um comentário