Menu

Museu Egípcio e Rosa Cruz

Pouco conhecido até mesmo pelos curitibanos, o Museu Egípcio e Rosacruz é uma instituição mantida pela Ordem Rosacruz – AMORC, localizado no bairro Bacacheri em Curitiba, e conta com um acervo composto principalmente por réplicas de peças egípcias pertencentes a vários períodos diferentes.





A peça principal do museu é uma réplica da Estela de Roseta, documento muito importante para a egiptologia, pois através dela foi possível concretizar a decifração da escrita hieroglífica.

Além das réplicas e das exposições temporárias,  também é possível visitar uma múmia egípcia legítima, conhecida como "Tothmea". “Tothmea” foi uma egípcia que viveu provavelmente no final do Terceiro Período Intermediário (1070 – 712 a. C.) ou no início do Período Tardio (c. 712 – 332 a. C.) – entre os séculos VI ou VII a. C.. Isto significa que ela é pelo menos 500 anos mais velha do que Jesus Cristo. 

Com exceção da sala onde está a múmia egípcia, as demais salas podem ser fotografadas, sem flash.



Estela de Roseta










Ao lado do museu há um pequeno bosque, com destaque para a Alameda das Esfinges, que representa aqui a avenida das esfinges que ligava o templo de Karnak ao templo de Luxor, no Egito. Inspiradas na esfinge do faraó Tutmés III, encontrada no templo de Karnak, as esfinges do Bosque Rosacruz homenageiam este soberano egípcio, que também está diretamente relacionado à Tradição Rosacruz

Além da Alameda das Esfinges, este complexo é composto também pelo Obelisco de Tutmés III e pelo Atrium Romano, com a estátua de César Augusto.





Endereço: R. Nicarágua, 2641 - Bacacheri - Curitiba - PR

Horários de visitação:
Segunda a sexta-feira - das 8h às 12h e das 13h às 17h30m
Sábados e feriados - das 10h às 17h
Domingos - 9h às 12h

Valor dos ingressos (em 09/2017):
R$5,00 (inteira)
R$3,00 (meia entrada)

Para maiores informações, acesso o site do museu ou da AMORC:
http://museuegipcioerosacruz.org.br/
https://www.amorc.org.br/bosque-rosacruz/

Comentários

Postagens mais visitadas