Menu

Portugal 2017 - planejamento de viagem

PLANEJAMENTO DE VIAGEM - PORTUGAL, COM UMA BREVE PASSAGEM POR PARIS



1 - Roteiro

Nossa viagem para Portugal, apesar da data programada para o final de setembro, começou já no início do ano (2017), com o planejamento. Definir um roteiro e escolher os lugares a serem visitados, pesquisando e avaliando as diversas dicas dos blogs de viagem, tudo isso já nos leva a viajar e conhecer um pouco da cultura do lugar escolhido. Pesquisei tanto que parecia até que já tinha estado em Portugal antes....

A ideia da viagem partiu da minha irmã, que estendeu o convite aos meus pais, e eu e o Marcelo resolvemos acompanhá-los. A princípio não era a viagem que eu pretendia fazer naquele ano, mas achei que seria legal uma viagem assim, em família.... e de fato, foi incrível!

Eu fiquei responsável pelo roteiro. Teríamos 15 dias disponíveis para a viagem, mas apenas 12 dias para Portugal, pois resolvemos passar em Paris na volta para realizar o sonho da minha mãe de conhecer a belíssima cidade luz.

Com a ajuda de vários blogs de viagem, montei o roteiro da seguinte forma: ficaríamos cinco dias em Lisboa, incluindo Sintra e Cascais, e depois seguiríamos para o norte de Portugal, passando por Fátima, Batalha, Serra da Estrela, Braga e Guimarães. Na volta para Lisboa, passaríamos por Aveiro e Óbidos, e depois seguiríamos para Paris.

E correu praticamente tudo como planejado, com algumas pequenas mudanças. Clique nos links abaixo e acesse nosso diário de viagem:

Diário de Viagem - Portugal - parte 1 (Lisboa)
Diário de Viagem - Portugal - parte 2 (Lisboa)
Diário de Viagem - Portugal - parte 3 (Lisboa)
Diário de Viagem - Portugal - parte 4 (Lisboa e Sintra)
Diário de Viagem - Portugal - parte 5 (Lisboa e Cascais)
Diário de Viagem - Portugal - parte 6 (Fátima e Batalha)
Diário de Viagem - Portugal - parte 7 (Serra da Estrela)
Diário de Viagem - Portugal - parte 8 (Serra da Estrela)
Diário de Viagem - Portugal - parte 9 (Porto)
Diário de Viagem - Portugal - parte 10 (Braga e Guimarães)
Diário de Viagem - Portugal - parte 11 (Porto)
Diário de Viagem - Portugal - parte 12 (Aveiro e Óbidos)
Diário de Viagem - Paris - parte 1
Diário de Viagem - Paris - parte 2
Diário de Viagem - Paris - parte 3

Segue a lista de alguns blogs que muito me auxiliaram nas pesquisas para definir o roteiro:


No link abaixo você encontra todas as dicas sobre o aeroporto de Lisboa:
http://www.meusroteirosdeviagem.com/2015/09/dicas-aeroporto-lisboa.html

2 - Hospedagem

O segundo passo foi fazer as reservas de hospedagens. Eu gosto muito de fazer minhas reservas pelo AIRBNB ou pelo Booking. No nosso caso, como estaríamos em cinco pessoas, a melhor opção seria alugar apartamentos com três quartos, e achamos ótimas opções no AIRBNB. Somente para a Serra da Estrela é que fizemos a reserva pelo Booking, e nos hospedamos no Luna Chalés da Montanha. Um lugar encantador, no alto da Serra da Estrela, com um excelente restaurante e um dos melhores cafés da manhã entre todas as minhas viagens.

Em Lisboa ficamos no apartamento do Antonio, que tinha uma excelente localização, próximo à estação de metrô Martim Moniz, e também muito próximo ao centro da cidade. Dava para ir a pé. Só não recomendo pra quem tem problemas pra subir escadas, pois apesar de ser apenas no primeiro andar, a escada é bem alta e bastante íngreme.

Na cidade do Porto nos hospedamos no apartamento do Filipe.  Excelente espaço e também muito bem localizado, próximo à estação Trindade. Não está numa área tão central, mas pra quem está acostumado a caminhar, dá para ir tranquilamente a pé até o centro da cidade. Nós chegamos a ir até a Ribeira a pé.

Nossa última hospedagem em Portugal foi na pequena e medieval Óbidos. Lá nos hospedamos na casa do Hugo, localizada na Aldeia de Carregal, fora dos muros da vila central. A casa de dois andares é muito aconchegante, num estilo medieval, com uma decoração que lembra um pequeno museu. Adoramos o lugar, mas só vale a pena se estiver de carro, senão, a melhor opção é se hospedar na vila, dentro dos muros de Óbidos.

Já em Paris, optamos pelo Ibis Place d'Italie. Gosto muito dos hotéis da rede Accor. São iguais aos do Brasil, então não tem erro. Sua localização também é excelente, próximo à estação Place d'Italie, com linhas do metrô que nos levam aos principais pontos turísticos da cidade. Na primeira vez que estivemos em Paris, em 2015, ficamos hospedados no Citadines Place d'Italie, também bem próximo a esse Ibis. A região é excelente, com várias opões de bares, restaurantes e mercados, além do Shopping Italie Deux, localizado no térreo do Hotel Citadines, bem em frente à Praça d'Italie.

3 - Lisboa Card

Reservas feitas, hora de pensar nos pontos turísticos a serem visitados. Com a ajuda de alguns blogs, vi que valeria a pena adquirir o Lisboa Card, um cartão de benefícios que permite a entrada gratuita em vários museus da cidade, descontos em diversos pontos turísticos e transporte público gratuito, incluindo os famosos electros (bondinhos) de Lisboa.

O cartão é vendido em três versões: 24h, 48h e 72h. Nós compramos o de 72h. Pesquise os valores das entradas nos lugares que pretende visitar e tente concentrar as visitas num período que seja vantajoso a aquisição do Lisboa Card, lembrando que ainda pode usar o transporte público a vontade.

Nós compramos os cartões no aeroporto de Lisboa, assim que desembarcamos na cidade, mas também pode ser adquirido antecipadamente, on line.

Acesso o link abaixo e veja todas as dicas do blog Lisboando.

4 - Aluguel de Carro

A melhor opção para viajar por Portugal, sem dúvida, é de carro. As estradas são excelentes e o aluguel é muito barato. E não há necessidade de carteira de motorista internacional, bastam o passaporte e carteira de habilitação do Brasil.

Para aluguel de carros, eu costumo usar o comparador da rentscar. Já aluguei várias vezes por lá e nunca tive problemas. Dessa vez aluguei pela rentalcars (o nome é bastante semelhante mas são comparadores diferentes). Esse último costuma ter preços melhores que o anterior, mas por ter um sistema internacional, eles não parcelam.  Escolhemos um carro da locadora Guerin, que era uma das poucas que tinham loja mais próxima ao centro da cidade. A maioria só tinha opção para retirar o carro no aeroporto.

Nossa ideia era pegar o carro apenas no último dia em Lisboa para ir a Cascais e algumas praias próximas, e no dia seguinte seguir viagem para o norte de Portugal. Dentro de Lisboa a gente iria usar o transporte público, primeiro porque estava incluso no Lisboa Card, e segundo porque o trânsito no centro da cidade é uma loucura, principalmente por causa dos bondinhos e dos tuk tuks.

Dica importante: ao retirar o carro na locadora, você pode aproveitar para incluir no contrato os pedágios e via fácil. Todas as locadoras oferecem a utilização do sistema a um custo aproximado de €1,50/dia. Você paga o custo do serviço e mais o valor total dos pedágios na devolução do carro, e pode ser pago com cartão de crédito. A vantagem é não parar nos pedágios, não precisar trocar dinheiro (alguns pedágios não possuem funcionários na cancela, somente máquinas para pagamento do valor) e poder utilizar o sistema em estacionamentos conveniados.

Outra dica importante: se precisar de GPS, em vez de alugar um junto à locadora, veja se não vale a pena adquirir um chip pré-pago internacional que oferece internet de alta velocidade para você usar celular à vontade na Europa. Com a internet funcionando, você pode usar o GPS do seu celular que funciona super bem lá, e ainda usar a internet do celular 24 horas.

O link abaixo explica tudo sobre aluguel de carro em Portugal, em detalhes:
https://www.dicasdelisboa.com.br/2015/03/alugar-carro-em-lisboa-portugal.html#

5 - Internet

Usar a internet do Brasil em outro país, dependendo do plano, é totalmente inviável... caríssimo. E usar somente nos locais que possuem wi-fi até funciona bem em algumas viagens, mas como iríamos usar o GPS do celular, precisávamos de uma internet que funcionasse 24 horas. Depois de algumas pesquisas e avaliações, vi que a melhor opção seria adquirir um chip pré-pago da EasySIM4U.  E de fato foi uma excelente escolha. A internet funciona super bem. Não tivemos nenhum problema, nem mesmo na Serra da Estrela. Pude postar fotos direto do topo da serra.

Veja no link abaixo todas as dicas sobre internet e celular na Europa:
https://www.dicasdelisboa.com.br/2016/10/como-usar-o-celular-vontade-na-europa.html

6 - Seguro Viagem

O seguro viagem internacional é um dos itens obrigatórios para a entrada de brasileiros em todos os países que assinaram o Tratado de Schengen – entre eles Portugal (além de Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Finlândia, França, Grécia, Islândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Áustria, Espanha e Suécia), independente do seu tempo de permanência.

Em Portugal, a exigência é de que a cobertura seja de no mínimo 30 mil euros para garantir assistência médica privada por doenças ou acidente.

Antes de contratar o seguro, verifique se o cartão de crédito utilizado para a compra da passagem aérea dispõe dessa opção.

Eu até tinha essa opção pelo meu cartão de crédito, mas já ouvi muita gente reclamar do atendimento quando precisou utilizar o serviço. Então achei mais prudente contratar outro seguro. Optei em fazer pela seguradora Affinity, que tinha um plano familiar com ótimo preço. Contratei através da Agência Ijiat Turismo de Londrina. A Tereza, agente de viagem, é super prestativa. Além disso, a corretora da Affinity atende e orienta através do whatsapp. Achei isso muito importante.

Para mais informações sobre seguro viagem, acesso o link abaixo:
https://www.dicasdelisboa.com.br/2015/03/seguro-viagem-para-lisboa-em-portugal.html

Depois de tudo planejado e organizado, foi só fazer as malas e embarcar....

Comentários

Postagens mais visitadas