Menu

Guaraqueçaba - PR

Guaraqueçaba é uma pequena cidade situada ao norte do litoral paranaense, dentro da maior reserva de mata atlântica do país, ladeada pelas baías de Paranaguá e Laranjeiras e pela elevação da Serra do mar.  Suas características físicas de difícil acesso a tornou privilegiada na conservação do meio ambiente e na manutenção de suas reservas florestais e de seus ecossistemas, quase intactos, criando atrativos turísticos apreciados pelos adeptos do turismo ecológico.

De Curitiba até lá são aproximadamente 160km, e dá pra descer a Serra do Mar pela deliciosa Estrada da Graciosa, passando por Morretes. A partir de Morretes são 104km, sendo os últimos 78km de terra. Esse trecho é bem ruim, com bastantes buracos, podendo levar até 03 horas, dependendo das condições do tempo. Outra opção é partir de Paranaguá em um belo passeio de barco, que dura de 02h 30m. Os barcos comerciais partem de Paranaguá às 09h00 (todos os dias) e às 13h30 (exceto domingos e feriados). O cais fica na Rua da Praia, em frente ao restaurante Danúbio. Retorno às 07h e 14h.

Pra quem está turistando, funciona como um passeio. O barco passa próximo ao porto de Paranaguá mas segue um caminho diferente dos grandes navios. Em meia hora você está no meio da baía com as montanhas de um lado e as ilhas do outro, incluindo a mais famosinha Ilha do Mel. Além disso, é muito comum avistar os golfinhos durante o passeio. Nós chegamos a ver um grupo de golfinhos pela baía, mas não consegui fotografar.

Na ida fomos com o barco comercial, e na volta com um táxi náutico, menor e mais rápido.


Vista da Praça 29 de Julho, em Paranaguá








Chegando em Guaraqueçaba

A região de Guaraqueçaba possui vários atrativos turísticos e uma excelente infra estrutura de pousadas e restaurantes, compatível com a demanda. Nós ficamos hospedados na Pousada Bambuza, localizada à beira mar, com uma belíssima vista da baía.





Amanhecendo...


Anoitecendo...


A própria cidade de Guaraqueçaba já é um atrativo, com a Ponta do Morretes, no centro da cidade, onde é possível desfrutar o fim da tarde na companhia de botos. Há também várias construções históricas e bem preservadas. Ao lado da Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões é possível fazer a trilha para o Morro do Quitumbê, local de beleza singular, principalmente ao pôr do sol. 






Ponta do Morretes















Reserva Natural Salto Morato

Já mais afastada da cidade, cerca de 18km do município,  está a Reserva Natural Salto Morato, uma reserva particular em meio à Mata Atlântica do Paraná, criada em 1994, quando a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, com apoio financeiro da organização não-governamental (ONG) The Nature Conservancy, adquiriu uma área de 2,340 ha. Ainda no mesmo ano a Reserva passou à categoria de RPPN, estando aberta à visitação pública desde 1996. 

Caso você tenha ido de barco para Guaraqueçaba, poderá contratar o passeio na cidade mesmo. Nós fomos com a Judite, a velha kombi do Sérgio, num passeio pra lá de divertido.


Dentro da Reserva o visitante encontrará infraestrutura com centro de visitantes, quiosques, camping, alojamento para pesquisadores, centro de capacitação, e duas trilhas interpretativas que levam a paisagens de rara beleza. A primeira leva o nome da reserva e é a mais popular. Nela, é possível chegar até a cachoeira Salto Morato, com 100 metros de altura, passando por um aquário natural, com água própria para banho para quem quiser se refrescar nas águas do rio junto com cardumes de peixes. A segunda trilha é a de maior percurso e dificuldade. Chamada de Trilha da Figueira, tem esse nome devido ao ponto turístico do final da jornada, uma árvore centenária que toma conta de todo o ambiente e que é a recompensa para quem ousar caminhar as 3 horas, em média, em um terreno íngreme, mas com paisagens incríveis durante o trajeto.

Nós optamos pela trilha Salto Morato, que é mais curta e incrivelmente bela.





Piscina natural








"Calçada da fama" com as pegadas dos animais



Ilha de Superagui e Reserva de Sebuí

Outros dois lugares que valem muito a pena visitar são a Ilha de Superagui, no Parque Nacional de Superagui e a Reserva Ecológica de Sebuí, cujos passeios só podem ser feitos por algum tipo de embarcação (voadeiras).

No passeio à Reserva de Sebuí é possível visitar três cachoeiras, a Cachoeira Graciosa, a Cachoeira Preciosa e a Cachoeira do Cormorana e fazer canoagem pelo mangue. Infelizmente não conseguimos fazer esse passeio em razão de que a maré estava muito baixa no horário em que tínhamos disponível, e não seria possível para o barco passar pelo mangue. Se quiser fazer esse passeio, fique atento a isso.

Fizemos, então, o passeio até a Ilha de Superagui, no qual é possível desfrutar das lindas paisagens de mangue e o visual da ilha, com uma vasta área muito preservada. Clique aqui para saber mais sobre a Ilha de Superagui.

Onde comer em Guaraqueçaba

Pra finalizar, não podemos deixar de falar da Mercearia Rodrigues, o point de Guaraqueçaba, que, além de oferecer deliciosas opções de pratos e petiscos, destaca-se pela variedade de cervejas importadas e excelentes rótulos da cervejaria Porto de Cima, também do litoral do Paraná, além das famosas cachaças artesanais da região. Em funcionamento desde 1962, a mercearia foi aberta pelo Sr. Nilo, pai do Fábio, atual proprietário.  Fábio nos contou que a mercearia foi tomando o formado de bar aos poucos, pois seu pai era bastante resistente às mudanças, que foram necessárias para se manterem frente à concorrência. A decoração é antiga e remete à época da abertura do estabelecimento, o que torna o lugar ainda mais acolhedor.


Comentários

Postagens mais visitadas