Diário de viagem - Suíça - Lucerna - parte4 - Monte Titlis
- Dia 25 de dezembro de 2019
A região de Lucerna possui uma abundância de passeios em montanhas, e o Monte Titlis, juntamente com o Monte Rigi e Pilatus, está entre os passeios mais populares. Nós não tínhamos disponibilidade de tempo para visitar as três montanhas, então escolhemos o Monte Rigi, sobre o qual já postei anteriormente, e o Titlis.
O Monte Titlis se diferencia dos demais principalmente devido a sua altitude (3238 metros), enquanto o Pilatus está a 2132 metros de altitude e o Rigi a 1798 metros, e isso faz com que o pico do Monte Rigi seja um eterno resort de inverso, com neve garantida o ano todo. Está localizado no charmoso vilarejo de Engelberg, a 40 minutos de Lucerna, de trem ou de carro.
Nós fomos de trem, que parte de hora em hora de Lucerna com destino à estação de Engelberg. A estação de onde sai o bondinho para o Monte Titlis fica a 5 minutos de caminhada a partir da estação de trem. Durante o inverno, há ônibus grátis que faz esse trajeto, sempre sincronizado com as chegadas e partidas de trem. Muito válido para quem vai praticar esportes na neve e está cheio de equipamentos.
Nós fomos no inverno, então pegamos o ônibus até a estação do bondinho. Os ingressos são vendidos na bilheteria da estação, e tem 50% de desconto para os portadores do Swiss Pass Travel, que era o nosso caso. O trajeto até o topo é feito em duas etapas. A primeira etapa até a Estação Stand, passando pela Estação Trübsee, é feita por gôndolas chamadas de Xpress, com capacidade para 8 pessoas, e dura cerca de 30 minutos. Na Estação Stand é onde se pega o famoso Titlis Rotair, o bondinho giratório, com capacidade para até 80 passageiros, cujo trajeto até a Estação Klein Titlis (topo do Monte Titlis), dura cerca de 5 minutos. O bondinho gira 360 graus em seu próprio eixo, de forma lenta, permitindo ter vistas espetaculares dos Alpes de todos os ângulos. Pena que nesse dia a neve era muito forte e intensa, não nos permitindo ter essa visão dos Alpes.
Você pode descer em qualquer uma das estações, mas nós optamos em subir direto para o topo, e, na volta, descer nas outras duas estações.
Bondinhos chamados de Xpress |
Bondinhos chamados de Xpress |
Titlis Rotais |
Interior do Titlis Rotair |
Estação Trübsee
Snowtubing. atração gratuita |
Snowtubing. atração gratuita |
Snowtubing. atração gratuita |
Snowmobile - atração paga a parte |
Snowmobile - atração paga a parte |
Snowmobile - atração paga a parte |
Lago Trübsee congelado |
Lago Trübsee congelado |
Estação Stand
Última parada da gôndola Xpress, antes de pegar o Titlis Rotair até o topo do monte. É a estação perfeita para quem busca esportes radicais como o esqui. Nós fizemos apenas uma parada pra fotos.
Estação Klein Titlis
Esta é a última estação, no topo do Monte Titlis, a 3238 metros de altitude, onde você encontrará uma estrutura de 5 andares, com restaurantes, sorveteria, loja de chocolates, loja de souvenirs e até mesmo um estúdio de fotos.
As atrações no topo do monte variam de acordo com a época do ano, entretanto, duas delas são fixas e inclusas no valor do ingresso. A Claciar Cave (Gruta de Gelo), que possui mais de 150 metros de percurso banhado por uma magnífica cor azul turquesa, e desce 20m abaixo da superfície da geleira, e a Titlis Cliff Walk, considerada a ponte suspensa mais alta da Europa. Nós não conseguimos chegar à ponte devido à intensidade de neve e vento forte no alto do monte.
De volta a Engelberg, aproveitamos para dar uma volta pelo charmoso vilarejo, e tomar um capuccino com um delicioso croissant no Schmucke Zeiten.
Depois desse passeio incrível, retornamos para Lucerna.
Comentários
Postar um comentário