Menu

São Paulo - SP - out/2011

Apesar de todos os problemas enfrentados por qualquer grande cidade, me encantei com São Paulo. Foram cinco dias totalmente destinados a conhecer alguns dos principais pontos turísticos da cidade.

São Paulo é a capital do estado de São Paulo e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul. É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano, da lusofonia e de todo o hemisfério sul.  

Fundada em 1554 por padres jesuítas, a cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques, museus e eventos de grande repercussão.

Hospedagem em São Paulo

Há muitas opções de hospedagem na cidade, para todos os gostos e bolsos, mas pra quem procura um hotel bom, com boa localização e tarifa baixa, eu indico o Ibis  Budget Jardins, da rede Accor. Com localização privilegiada, o hotel está à apenas 1,5Km do Parque do Ibirapuera e próximo de alguns dos principais pontos turísticos de São Paulo, como a Rua Oscar Freire, Avenida Paulista, MASP e Museu da Imagem e do Som. São apenas 9Km do Aeroporto de Congonhas e 28Km do Aeroporto de Guarulhos.

A Av. Nove de Julho, onde está localizado o hotel, divide os bairros Jardins e Jardim Paulista.



Jardins é um bairro nobre com inúmeros restaurantes bem cotados em guias gastronômicos e bares que alimentam a vida do bairro. Há também uma forte tradição de lojas de rua na região, com destaque para a icônica rua Oscar Freire e seu comércio de luxo.

No Jardim Paulista, apesar de ser também um bairro nobre, é possível encontrar ótimos restaurantes com preços mais acessíveis em relação ao Jardins.

Metrô em São Paulo

Evitando os horários de pico, andar de metrô em São Paulo é super tranquilo. Basta saber exatamente em que estação pretende descer ou embarcar. As estações são todas muito bem sinalizadas, mas para facilitar, eu andava sempre com um mapa do metrô. Existem alguns aplicativos de mapas para serem baixados em celulares, ou mapas que podem ser impressos. No blog Vambora há diversas dicas para quem pretende fazer uso do metrô em São Paulo.

Se optar por hospedar-se no Ibis Budjet Jardins, a estação de metrô mais próxima é a Trianon-MASP, que vai ligá-lo a diversos pontos da cidade e a outras linhas do metrô. Fica na Av. Paulista, ao lado do MASP. Dá pra ir a pé do hotel à estação, tranquilamente.

Entre uma parada e outra, você pode aproveitar para admirar algumas das obras de arte que estão espalhadas por diversas estações do metrô de São Paulo.

As ações culturais acompanham a história do Metrô desde a fundação da Estação Sé em 1978, quando foram implantadas as primeiras obras de arte que viriam a compor o acervo arte contemporânea da Companhia, iniciando-se assim o Projeto Arte no Metrô, hoje composto de 91 obras de artistas renomados, entre esculturas, instalações, murais, mosaicos e poemas, distribuídas em 37 estações do sistema. A cada ano, o Metrô reforça o seu projeto cultural, sempre perseguindo o ideal de promover a cultura e provocar a reflexão por meio da arte enquanto oferece o transporte de passageiros com qualidade.



Estação da Luz

A Estação da Luz aberta ao público em 1901, é uma das mais importantes estações ferroviárias da cidade de São Paulo, pois integra a rede de transportes sobre trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos com transferência gratuita para a Estação Luz do Metrô de São Paulo, sendo um dos seus mais importantes nós, visto que por ela passam ou estão próximas diferentes linhas de trem e metrô. A estação abriga ainda o Museu da Língua Portuguesa.

Em seu prédio encontram-se as estruturas trazidas da Inglaterra que copiam o Big Ben e a abadia de Westminter.







Parque do Ibirapuera

O Parque Ibirapuera é o mais importante parque urbano da cidade de São Paulo. Foi inaugurado em 21 de agosto de 1954 para a comemoração do quarto centenário da cidade.

O parque conta com ciclovia e treze quadras iluminadas, além de pistas destinadas a corridas, passeios e descanso, todas integradas à área cultural. Entre alguns exemplos que podem ilustrar tamanha estrutura e a infinidade de possibilidades de lazer em um só lugar, pode-se citar as lanchonetes, os campos de futebol e os aparelhos de ginástica disponíveis para quem gosta de praticar exercícios físicos espalhados pelo espaço predominantemente verde.







Planetário do Ibirapuera

Inaugurado em janeiro de 1957, o Planetário Professor Aristóteles Orsini, também conhecido como Planetário do Ibirapuera, foi o primeiro equipamento construído na América Latina e também o pioneiro entre os planetários de grande porte do Brasil. Depois de reformas, o local ganhou o projetor StarMaster, fabricado pela Carl Zeiss, fabricante de lentes e material óptico. O aparelho é capaz de projetar o céu visto de qualquer ponto conhecido do universo.



MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo

É uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. Localiza-se sob a marquise do Parque do Ibirapuera, em um edifício inserido no conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer em 1954 e reformado por Lina Bo Bardi em 1982 para abrigar o museu. É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sem fins lucrativos, que tem por objetivo a conservação, extroversão e ampliação de seu patrimônio artístico, a divulgação da arte moderna e contemporânea e a organização de exposições e de atividades culturais e educativas.



Monumento à Bandeira
 
É uma obra de arte executada pelo escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret, localizada na entrada do Parque do Ibirapuera.

Sua escultura possui 240 blocos de granito, cada um pesando aproximadamente 50 toneladas, com cinquenta metros de comprimento e dezesseis de altura. Foi inaugurada em 1954, juntamente com o Parque do Ibirapuera, para as comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo.

A obra representa os bandeirantes, expondo suas diversas etnias e o esforço para desbravar o país. Além de portugueses (barbados), vemos na obra negros, mamelucos e índios (com cruzes no pescoço), puxando uma canoa d monções, utilizadas nas expedições fluviais.


Museu do Ipiranga

O Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido também como Museu do Ipiranga ou simplesmente Museu Paulista, está localizado na cidade de São Paulo, sendo parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência. É o mais importante museu da Universidade de São Paulo e um dos mais visitados da capital paulista. 

O museu é responsável por um grande acervo de objetos, mobiliário e obras d earte com relevância histórica, especialmente aquelas que possuem alguma relação com a Independência do Brasil e o período histórico correspondente.







Monumento à Independência do Brasil

O Monumento à Independência do Brasil, também chamado de Monumento do Ipiranga ou Altar da Pátria, é um conjunto escultórico em granito e bronze. Localiza-se às margens do Riacho do Ipiranga, no sítio histórico onde D. Pedro I proclamou a independência do Brasil de Portugal, em 7 de setembro de 1822.

Foi idealizado e executado pelos italianos Ettore Ximenes, escultor, e Manfredo Manfredi, arquiteto, por ocasião do primeiro centenário da independência, e inaugurado ainda incompleto em 1922, tendo sido finalizado quatro anos mais tarde. É parte integrante do conjunto urbanístico do Parque da Independência, onde se encontra também o edifício-monumento erguido em 1890, que hoje abriga o Museu do Ipiranga, além da Casa do Grito.

Em sua cripta está instalada a Capela Imperial, construída em 1952 para abrigar os restos mortais de Dom Pedro I (embora o seu coração tenha ficado na Igreja da Lapa, no Porto), de sua primeira esposa, a imperatriz D. Leopoldina de Habsburgo, e também de sua segunda esposa, a imperatriz D. Amélia de Leuchtenberg.





Museu de Arte de São Paulo - MASP

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (mais conhecido pelo acrônomo MASP) é uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Localiza-se, desde 7 de novembro de 1968, na Avenida Paulista, em um edifício projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi para ser sua sede. Famoso pelo vão de mais de 70 metros que se estende sob quatro enormes pilares, concebido pelo engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz, o edifício é considerado um importante exemplar da arquitetura brutalista brasileira e um dos mais populares ícones da capital paulista, sendo tombado pelas três esferas do poder executivo. O engenheiro responsável foi Isac Grobman.

É uma instituição particular sem fins lucrativos, e foi fundado em 1947, por iniciativa do paraibano Assis Chateaubriand. Ao longo de sua história, notabilizou-se por uma série de iniciativas importantes no campo da museologia e da formação artística, bem como por sua forte atuação didática. Foi também um dos primeiros espaços museológicos do continente a atuar com perfil de centro cultural, bem como o primeiro museu do país a acolher as tendências artísticas surgidas após a Segunda Guerra Mundial.

O MASP possui a mais importante e abrangente coleção de arte ocidental da América Latina e de todo o hemisfério sul em que se notabilizam sobretudo os consistentes conjuntos referentes às escolas italiana e francesa. Possui também extensa seção de arte brasileira e pequenos conjuntos de arte africana e asiática, artes decorativas, peças arqueológicas, etc., totalizando aproximadamente 8 mil peças. O acervo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O museu também abriga uma das maiores bibliotecas especializadas em arte do país.



Pinacoteca (meu museu favorito em São Paulo)

A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade. Está instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, que sofreu uma ampla reforma com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha no final da década de 1990.
O acervo original da Pinacoteca foi formado com a transferência, do então Museu do Estado, hoje Museu Paulista da Universidade de São Paulo, de 20 obras de importantes artistas que atuaram na cidade como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Antônio Parreiras e Oscar Pereira da Silva. Atravessou seu primeiro século de atividades acumulando realizações e formou um significativo acervo, hoje com cerca de onze mil obras. Passou por uma marcante transformação assumindo-se, gradativamente, como um museu de arte contemporânea, comprometido com a produção de seu tempo, com destacada presença no cenário artístico do País.
Desde 2006, a Pinacoteca é administrada pela APAC – Associação Pinacoteca Arte e Cultura. Atualmente realiza cerca de 30 exposições e recebe aproximadamente 500 mil visitantes por ano. O primeiro andar recebe as exposições temporárias e o segundo é dedicado a mostra de longa duração de nosso acervo. A área central abriga o Projeto Octógono Arte Contemporânea e no térreo estão as áreas técnicas, o auditório e a cafeteria.







Eu e o Marcelo deitados no chão, tirando foto do teto espelhado


Caleidoscópio






Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa ou Estação Luz da Nossa Língua é um museu interativo sobre a língua portuguesa, localizado no histórico edifício Estação da Luz, no Bairro da Luz

O objetivo da instituição é criar um espaço vivo sobre a língua portuguesa, considerada como base da cultura do Brasil, onde seja possível causar surpresa nos visitantes com os aspectos inusitados e, muitas vezes, desconhecidos de sua língua materna. Segundo os organizadores do museu, "deseja-se que, no museu, esse público tenha acesso a novos conhecimentos e reflexões, de maneira intensa e prazerosa".

No dia 21 de dezembro de 2015 as instalações do Museu foram atingidas por um incêndio de grandes proporções o que obrigou o fechamento do espaço para a visitação pública. Entretanto, a instituição continua viva, promovendo ações educativas, exposições itinerantes e atuante nas Redes Sociais.

As obras emergenciais para estabilização do edifício começaram apenas 48 horas após o incêndio. E, no dia 21 de janeiro de 2016, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, assinou convênio com a Fundação Roberto Marinho e a organização social ID Brasil visando à união de esforços para a reconstrução do museu.




Theatro Municipal de São Paulo

O Teatro Municipal de São Paulo (nome estilizado na grafia arcaica como Theatro Municipal) é um dos mais importantes teatros da cidade e um dos cartões postais da capital paulista. Tanto por seu estilo arquitetônico semelhante ao dos mais importantes teatros do mundo e inspirado na Ópera de Paris, quanto pela sua importância histórica, por ter sido o palco da Semana de Arte Moderna de 1922, o marco inicial do Modernismo no Brasil.

O teatro foi construído para atender o desejo da elite paulista da época, que queria que a cidade estivesse à altura dos grandes centros culturais da época, assim como promover a ópera e o concerto. O edifício faz parte do Patrimônio Histórico do estado desde 1981, quando foi tombado pelo Condephaat.

Atualmente o Theatro Municipal de São Paulo abriga os seguintes corpos artísticos: Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Coro Lírico Municipal de São Paulo, Coral Paulistano Mário de Andrade, Balé da Cidade de São Paulo, Orquestra Experimental de Repertório e o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. 







Catedral Metropolitana de São Paulo

A Catedral Metropolitana de São Paulo ou Catedral da Sé, está localizada na Praça da Sé, na Zona Central de São Paulo.

A sua construção, em estilo neogótico, começou em 1913 e terminou quatro décadas mais tarde. Apesar de ter uma cúpula de renascentista, a Catedral é considerada o quarto maior templo neogótico do mundo. 

Todos os mosaicos, esculturas e mobiliário que compõem a igreja foram trazidos por navio da Itália. Entretanto, devido às guerras mundiais, houve grande dificuldade para se concluir a obra. Assim, a inauguração da nova catedral ocorreu somente em 1954, com as torres ainda inacabadas, mas a tempo para a celebração do quarto centenário de São Paulo. As torres foram terminadas somente em 1967.

Após um longo período de deterioração, a catedral foi completamente renovada entre 2000 e 2002. Com o fim de reparar o edifício, muitos pináculos sobre a nave e as torres foram terminados. As plantas originais, datadas de1912, foram encontradas dentro do próprio edifício, permitindo uma restauração fiel ao projeto original.















Mercado Municipal de São Paulo

O Mercado Municipal Paulistano - ou Mercadão, como é carinhosamente conhecido pelos seus frequentadores - é um importante mercado público da cidade de São paulo. Foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933 para ser um entreposto comercial de atacado e varejo, especializado na comercialização de frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e outros produtos alimentícios.

O edifício, em estilo eclético, foi construído entre os anos de 1928 e 1933 pelo escritório do renomado arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, sendo o desenho das fachadas de Felisberto Ranzini. No interior, magníficos vitrais do artista russo Conrado Sorgenicht Filho (famoso pelo trabalho realizado na Catedral da Sé e em outras 300 igrejas brasileiras) mostram vários aspectos da produção de alimentos.

O entreposto foi totalmente reformado em 2004. A fachada foi recuperada, os vitrais foram restaurados e foi construído um mezanino, de autoria do arquiteto Pedro Paulo de Mello Saraiva, com diversos quiosques de comes e bebes. Graças à reforma, o Mercadão é hoje um ponto de encontro dos paulistanos e visita obrigatória para turistas de todo o Brasil e de outros países.




Bolinho de bacalhau e pão com mortadela

Parque Zoológico de São Paulo

O Parque Zoológico de São Paulo é o maior jardim zoológico do Brasil.[1] Aloja as nascentes do histórico riacho do Ipiranga, ao sul da cidade de São Paulo, localizado em uma área de 824 529 m² de Mata Atlântica original, com 4 quilômetros de alamedas.

O Zoológico de São Paulo abriu suas portas em 1958, com pouco mais de 400 animais. Hoje, a população de animais do Zoo é de mais de 3.200 animais, entre aves, répteis, mamíferos, anfíbios e invertebrados.

O Zoo mantém animais raros como os orangotangos, o gavial da Malásia, os rinocerontes-brancos, a ararinha-azul-de-lear, dentre outras espécies. Por estar Inserido no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, o Zoológico de São Paulo, também abriga espécies nativas da Mata Atlântica como bugios, bichos-preguiça, tatu, tucanos-de-bico-verde, etc.

Sobre horário de funcionamento, ingressos e outras informações, acesse a página do Parque: www.zoologico.com.br.









Estádio do Morumbi

O Estádio Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido como Estádio do Morumbi é a sede oficial do time brasileiro São Paulo Futebol Clube. Como São Paulinos que somos, é claro que não podíamos deixar de conhecer e assistir uma partida de futebol no belíssimo estádio do São Paulo.







Fontes: 
Wikipédia
Pinacoteca 

Comentários

Postagens mais visitadas