Menu

Caxias do Sul - RS

Em 2007 fizemos nossa primeira viagem para a Serra Gaúcha, e gostamos tanto que fomos duas vezes no mesmo ano: em agosto, somente eu e o Marcelo, e em dezembro, com a família.

Nossa primeira parada foi em Caxias do Sul, cidade colonizada por imigrantes europeus, de origem alemã, francesa, espanhola e, principalmente, italiana.

Na segunda metade do século XIX, em virtude da guerra de unificação italiana, aquele país europeu se encontrava em grave crise social e econômica, e os agricultores empobrecidos já não conseguiam garantir a subsistência. Nesta época, o governo imperial do Brasil decidiu empreender a colonização de áreas desabitadas do sul do país, incentivando a vinda de imigrantes da Itália, após o sucesso da iniciativa semelhante com o elemento germânico.  Desta forma, milhares de imigrantes, em sua maioria da região do Vêneto, cruzaram o mar e subiram a Serra Gaúcha, desbravando uma área ainda quase inteiramente virgem.

Museu Ambiência Casa de Pedra

O maior atrativo do museu é a própria casa, conhecida popularmente como a Casa de Pedra, o único remanescente em seu gênero no perímetro urbano de Caxias do Sul, e por isso do mais alto valor histórico. Foi construída no final do século XIX pelo imigrante Giuseppe Lucchese.
Além de residência, foi usada como armazém, ferraria, celeiro e abatedouro de suínos. Desapropriada em 1974, foi transformada em museu em 1975, inaugurado em 14 de fevereiro. Foi restaurada em 2001 e tombada pela municipalidade em 30 de junho de 2003.

A casa é construída quase em sua totalidade de pedras basálticas rejuntadas com barro, com aberturas de pi9nho fixadas em tijolos artesanais. No primeiro pavimento encontram-se uma sala e a cozinha, e um forno para pão do lado externo. O pavimento superior era o antigo dormitório.






Réplica de Caxias do Sul - 1885

Inaugurada em 1978, é um conjunto arquitetônico com 20 casas de madeira, incluindo a igreja e o coreto, reproduzindo a Avenida Júlio de Castilhos e a Rua Doutor Montaury daquela época. As casas abrigam diversos atrativos, como Museu do Lixo, Museu do Comércio, Museu da Água, o Bodegão, entre outros. Em sua volta, pinheiros altivos bebem a brisa e brindam a trajetória gloriosa dos que fizeram e fazem o progresso desta terra.







La Cave

O Castelo Lacave é o resultado de um sonho do empreendedor uruguaio Juan Carrau, que seguiu uma planta original de um Castelo Medieval espanhol do século XI. Seu objetivo era montar ali uma vinícola e elaborar vinhos finos, e essa tradição é mantida até hoje.

A construção do castelo iniciou em 1968 e durou 10 anos. Desde 2001, o Lacave é administrado pela Família Basso, tradicional na região no ramo vitivinícola. 

O Castelo Lacave hoje é um marco turístico para a região, recebendo turistas de todos os lugares.
É também reconhecido como um centro de enogastronomia através de seu restaurante, que oferece uma rica gastronomia para completar a harmonização com os vinhos e espumantes. O castelo oferece ainda um amplo salão para eventos.




Fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas