Menu

Gramado - RS


Depois dos lugares encantadores visitados em Bento Gonçalves, seguimos para Gramado, e como já dito nas postagens anteriores, visitamos a região duas vezes em 2007. Em agosto, somente eu e o Marcelo, e novamente em dezembro, com a família.

Gramado é um município do estado do Rio Grande do Sul, localizado na Serra Gaúcha, mais precisamente na Região das Hortências, sendo o maior pólo turístico do Estado e um dos mais importantes do Brasil. 

A cidade destaca-se como centro de grandes eventos que acontecem anualmente, como o Festival Brasileiro e Latino de Cinema, o festival natalino conhecido como Natal Luz e a Festa dfa Colônia, uma das festividades mais integradora dos grupos que colonizaram a região: açorianos, alemães e italianos.

Entre as atrações mais visitadas pelos turistas estão o Museu de Cera Dreamland, Harley Motor Show, Hollywood Dream Cars, Salão do Super Carros, Mirante Vale do Quilombo, o Lago Negro, o Lago Joaquina Bier, o pórtico de entrada via Taquara, o pórtico de entrada via Nova Petrópolis, o Mini Mundo, a Cascata Véu de Noiva, a Aldeia do Papai Noel, no Parque Knorr, o Palácio dos Festivais, a Praça das Bandeiras, a rua Madre Verônica (rua coberta), a praça Major Nicoletti, a igreja São Pedro, o centro de cultura, o Museu dos Festivais de Cinema, igreja luterana, fábricas de chocolate, o Snowland - Parque de Neve, o Le Jardin Parque de Lavanda, entre outros.

Na sequência, alguns dos principais pontos turísticos de Gramado, visitados em 2007.

Pórtico Via Nova Petrópolis

Chegando em Gramado pela RS 235 (Nova Petrópolis) o primeiro ponto turístico encontrado é o pórtico em estilo Bávaro. Inaugurada em 06 de janeiro de 1973, a bela construção representa o “boas vindas” aos visitantes. Todo em madeira e pedra, o pórtico tem uma arquitetura que é “a cara de Gramado”, repleta de detalhes, recortes e cores. Canteiros bem cuidados e floridos completam o visual perfeito para uma foto, seja na chegada ou no retorno.




 


Parque Knorr e Aldeia do Papai Noel

Numa das partes altas do centro da cidade de Gramado, o antigo Parque Knorr esconde uma surpresa nos seus jardins: a Aldeia do Papai Noel. Durante o ano todo, adultos e crianças se maravilham neste espaço de puro encantamento e magia, visitando a Árvore dos Desejos, o Chalé dos Ursos, a Fábrica de Brinquedos, as renas (de verdade!), Aldeia de Neve, a Garagem do Papai Noel e é claro, a casa onde o Bom Velinho vive, com seus ambientes personalizados. 

É realmente um passeio imperdível. A Casa do Papai Noel é um chalé em estilo bávaro de 1940, com características bem preservadas.

















Mini Mundo

Mini Mundo é um parque temático com cidades em miniatura, cerca de 24 vezes menor que o tamanho real. Também há importantes obras da humanidade, dentre elas, castelos europeus, prefeituras, estações ferroviárias, igrejas, torre de televisão, conjuntos de casarios, aeroporto e metrô, além de unidades habitacionais, comerciais e de serviços. As obras em miniatura vêm sendo construídas há 23 anos.

Existem quase 140 construções dos mais variados portes, desde as mais contemporâneas, como o Aeroporto de Bariloche na Argentina, até os prédios mais antigos, como o Castelo de Neuschwanstein na Alemanha.










Lago Negro

Inicialmente chamava-se de Vale do Bom Retiro. Após um incêndio que arrasou a imensa mata existente na região, Leopoldo Rosenfeldt construiu um lago em 1953, decorando suas margens com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí o seu nome, Lago Negro. Suas águas são profundas e de um verde escuro carregado, refletindo o alto dos pinheiros que se alternam com o colorido das azaléias no inverno e o azul das hortênsias no verão. Um caminho de saibro contorna o lago e serve de trilha para caminhadas. A maior atração do lago são pedalinhos em formato de cisnes, no qual os turistas se divertem passeando por todo o lago.







Palácio dos Festivais

Localizado bem no centro, na frente da Rua Coberta, é a sede de exibição dos filmes participantes do Festival de Cinema de Gramado – Cinema Brasileiro e Latino. No período do evento – em agosto – estende seu tapete vermelho que corre por toda a Rua Coberta até a porta de entrada, para receber os cineastas, atores, atrizes, produtores e a imprensa especializada. 


Rua coberta

A Rua Coberta é um dos pontos turísticos mais visitado de Gramado, em virtude de estar bem no centro da cidade e ligar a Av. Bordes de Medeiros à Rua Garibaldi. O nome original da Rua Coberta é Rua Madre Verônica. São 100 metros de comprimento, com telhado de vidro, e vários cafés e restaurantes.


Sequência de Fondue

Gramado é uma cidade tão acolhedora e aconchegante que propicia momentos perfeitos para se saborear ótimos fondues. São muitos os restaurantes que oferecem a famosa especialidade de origem suíça. Além da receita tradicional de queijo e a de chocolate, o celebrado fondue de carne também impressiona os amantes desta iguaria europeia. 

O ideal é pedir uma sequência de fondue, e apreciar os sabores sem pressa, em um lugar aconchegante e tranquilo, com uma conversa sem hora para acabar, regada a um bom vinho. 


Mais de Gramado








Fontes:
Wikipédia
Gramado Site

Comentários

Postagens mais visitadas