Diário de viagem - Suíça - Lucerna - parte2 - Monte Rigi
- Dia 23 de dezembro de 2019
É impossível deixar de destacar a natureza privilegiada como um dos principais atrativos de Lucerna, onde estávamos hospedados. Os passeios pelo Lago Lucerna ou pelas montanhas cobertas de neve nos arredores da cidade estão entre os mais procurados por quem inclui Lucerna em seu roteiro pela Suíça, e uma das montanhas mais visitadas é a Rigi, conhecida como a “Rainha das Montanhas”. A subida até o topo do Monte Rigi | Rigi Mountain (1.798 metros de altitude) proporciona uma experiência inesquecível diante de paisagens exuberantes e contato com a natureza.
Para visitar o Monte Rigi, há vários opções de pacotes com opções partindo de Lucerna ou de outras cidades próximas, que incluem também o passeio pelo Lago Lucerna. Para quem possui o Swiss Pass Travel, como era o nosso caso, o passeio é gratuito.
Há duas formas de subir o Monte Rigi partindo de Lucerna. A primeira opção é pegar o barco em Lucerna e seguir até Vitznau, e lá pegar o trem de cremalheira que vai te levar até o topo da montanha. A segunda opção é pegar o barco em Lucerna e descer em Weggis e fazer uma caminhada de 10 minutos até o local de partida do bondinho. O bondinho vai até a estação intermediária Rigi Kaltbad, de onde parte o trem de cremalheira até o topo. Ou você pode combinar os trajetos, subindo por um lado e descendo pelo outro, e assim, aproveitar melhor o passeio e as paisagens. Nós não conseguimos fazer essa combinação porque estava nevando demais no topo do monte, e era impossível caminhar por lá, então subimos e descemos por Vitznau.
Os barcos que fazem os passeio pelo Lago Lucerna são de dois andares, com mesas na área interna e janelas grandes que te proporcionam belíssimas paisagens panorâmicas, sendo possível também acessar a área externa a qualquer momento.
Chegando em Vitznau, é só seguir para a estação de trem, que fica bem perto do desembarque. Os trens partem a todo momento.
Aí é só curtir o passeio. No dia em que fomos, nevava muito no topo do Monte Rigi e não conseguimos caminhar muito por lá, mas valeu pelas lindas paisagens.
Muita neve e muito frio |
Comento um pão com linguiça no único café no topo do Monte Rigi |
Na subida ficamos dentro do trem, mas fica bem abafado e não dá pra ver muito coisa por causa dos vidros que ficam bastante embaçados. Na volta conseguimos sentar no bagageiro do trem. É um lugar aberto, mas que, apesar do frio, nos proporcionou uma descida encantadora, com lindas paisagens.
Nós entramos ali por acaso, mas depois vimos que não é permitido. De qualquer forma, tivemos sorte.
No fim da descida, o barco já estava no pier, então nem tivemos tempo de passear por Vitznau. Mas aí resolvemos descer em Weggis para conhecer o vilarejo, e esperar o próximo barco.
Weggis é uma pequena cidade às margens do Lago Lucerna que oferece tranquilidade e lindas paisagens. Foi lá que a seleção brasileira se hospedou em 2006 durante a Copa do Mundo na Alemanha.
Retornamos para Lucerna já no final do dia. Foi um passeio incrível e inesquecível.
Comentários
Postar um comentário