Diário de viagem - Itália - Toscana parte 4 - San Gimignano e Monteriggioni
- Dia 05 de janeiro de 2020 - continuação
Deixamos Pisa e seguimos para San Gimignano, um dos vilarejos medievais mais característicos e encantadores da Toscana. Há três estacionamentos nos arredores da cidade (nós estacionamos no Giubileo P1), pois carros não circulam dentro do vilarejo.
San Gimignano no alto da colina, visto da estrada |
Na entrada da cidade há uma linda praça, a Praça Montemaggio, com vista panorâmica dos campos da Toscana.
Muros da cidade. À direita, a Porta de San Giovanni |
Chegamos ao vilarejo pela Porta de San Giovanni e seguimos até a Praça della Cisterna, onde ficava o nosso hotel: o Hotel della Cisterna, instalado num elegante edifício do século XIV e com uma belíssima vista da Toscana.
Deixamos as malas no hotel e saímos para almoçar. No próprio hotel há um restaurante, mas estava cheio e então optamos por almoçar num restaurante ao lado, onde comemos uma das melhores comidas de toda a viagem. Não me lembro do nome do restaurante, mas tinha um ambiente muito agradável. Comemos um tagliatelle al cinghiale (javali) e cinghiale ao molho com feijão cannellini.
Após o almoço saímos para conhecer a cidade.
Patrimônio da UNESCO, San Gimignano é uma cidadezinha que permaneceu quase intacta desde o fim do século XIV. Além das paisagens extraordinárias dos campos a sua volta, destacam-se como principais atrativos as casas-torres, típicas desse vilarejo.
As casas-torres, ligadas entre si através de pontes, eram um sistema extremamente seguro de passar de uma casa-torre para outra sem ter de passar pela rua. Das setenta que existiam na época medieval, hoje só restam apenas treze, e graças a elas, San Gimignano conservou toda a arquitetura fascinante de um período inspirador.
Outro ponto importante da cidade é a Rocca di Montestaffoli, uma antiga fortaleza construída entre 1353 e 1358 que atrai muitos turistas pela belíssima vista que proporciona da cidade e suas torres.
Rocca di Montestaffoli |
Casas-torres vistas da Rocca di Montestaffoli |
Casas-torres vistas da Rocca di Montestaffoli |
No centro de San Gimignano está a Piazza della Cisterna (onde ficava o nosso hotel), uma das mais importantes praças da cidade, com diversas construções históricas e um poço medieval, além da famosa Gelateria Dondoli, que já ganhou prêmio do melhor sorvete do mundo.
Ali perto também há a Piazza del Duomo, onde está localizada a Igreja Colegiada de Santa Maria Asunta (antiga catedral).
As Fontes Medievais de San Gimignano ficam um pouco afastadas do centro histórico. Nós não chegamos a visitá-las (descobri sua existência só depois), mas descemos parte das ruas que levam até elas.
Aproveitamos o resto do dia para andar pela cidade...
- Dia 06 de janeiro de 2020
Deixamos a cidade logo cedo com destino a Pienza, mas com um a breve passagem por Monteriggioni.
Monteriggioni é um pequeno vilarejo medieval, cercado por imponentes muralhas que testemunharam inúmeras batalhas entre Florença e Siena, que queriam sua dominação, e mantém até hoje sua simplicidade e estrutura da época em que foi construída.
Próxima parada antes de chegar em Pienza foi Siena... continua...
Comentários
Postar um comentário