Menu

Diário de viagem - Itália - Toscana parte 6 - Montepulciano e Montalcino

  • Dia 07 de janeiro de 2020

Saímos cedo de Pienza para visitar Montepulciano e Montalcino, começando pela primeira.

Montepulciano é um pequeno vilarejo medieval construído no alto de uma colina e cercado por muralhas e fortalezas. 

Na Piazza Grande estão localizados o Duomo, construído entre 1592 e 1630 e dedicado a Santa Maria Assunta, um Poço Medieval, o Palazzo dei Capitano del Popolo e o Palazzo Comunale, sede da prefeitura local.

Duomo de Montepulciano

Poço Medieval

Palazzo dei Capitano del Popolo

Palazzo Comunale

Outro destaque de Montepulciano é a Fortaleza Medicea, um lugar simbólico, com grande valor histórico e cultural, que sofreu inúmeras alterações ao longo do tempo. Devido a sua posição elevada com vista para o Val d'Órcia, foi reutilizado, reconstruído e revitalizado em diversas épocas, mudando suas funções de militar para cultural, tornando-se um lugar de grande importância, não só para Montepulciano, mas para todo o Val d'Órcia.

Próxima à fortaleza está a  Igreja de Santa Maria dei Servi, a mais antiga da cidade, construída no século XIII. 

Numa curta caminhada por Montepulciano é possível identificar um centro histórico caracterizado por vielas imperfeitas e fachadas irregulares, e em seus arredores, uma vista linda do Val d'Órcia, com destaque para o Templo di San Biaggio, um belo exemplar da arquitetura renascentista, construído no século XVI no caminho que leva a Pienza.

Templo di San Biaggio

Após uma breve caminhada pela cidade, seguimos para Montalcino.

Montalcino é mais um vilarejo medieval localizado no alto de uma colina e rodeado por belíssimas paisagens do vale dos rios Ombrone, Asso e Orcia. Patrimônio da UNESCO desde 2004, destaca-se pela produção vinícola local, que elevou o Brunello di Montalcino ao patamar de qualidade dos melhores vinhos franceses.



Entre os principais atrativos estão a La Rocca, uma fortaleza de defesa construída no século XIV, e que hoje abriga uma enoteca, e o Duomo de Montaltico (Catedral do Santíssimo Salvatore), construído em estilo neoclássico entre 1818 e 1832 por Agostino Fantastici.


La Rocca - Fortaleza de Montalcino

Catedral do Santíssimo Salvatore

Degustação de vinhos Brunello di Montalcino

Vale a pena visitar também a Abadia di Saint'Antimo, cuja localização é um pouco afastada do centro histórico de Montalcino, sendo necessário carro para chegar até lá. Segundo a tradição, esta igreja foi fundada em 781 por Carlos Magno, imperador Carolíngio. É uma construção em estilo romântico com influência cisterciense (da ordem de Cister).

Comentários

Postagens mais visitadas