Menu

Salvador - BA - abr/2016

Mais uma viagem para o litoral nordestino, que tanto me encanta! E como na maioria das vezes, compramos nossas passagens com pontos Multiplus. Por isso que eu sempre falo que vale a pena pagar tudo com cartão de crédito. Fica a dica.

Assim como fizemos na nossa última viagem para o Nordeste (Fortaleza-Ce), que deu super certo, optamos por dividir a hospedagem em vez de ficarmos hospedados em um único lugar. Então ficamos dois dias em Salvador, três dias em Morro de São Paulo e três dias na Praia do Forte.

Em salvador ficamos hospedados no  Ibis Salvador Rio Vermelho, e fizemos a reserva pelo site do próprio hotel. Gosto muito dos hotéis da rede Accor. Uma dica interessante é associar-se ao programa de fidelidade "Le Club Accorhotels". Não paga nada, basta fazer o cadastro no site da rede para associar-se. Com isso você consegue hospedagem em hotéis da rede com descontos exclusivos para associados. Quanto ao hotel, a localização é excelente. Fica no bairro Rio Vermelho, com muitas opções de restaurantes e bares noturnos. Dá pra sair tranquilamente a pé pelo bairro.

Em Morro de São Paulo ficamos hospedados no charmoso Bangalô dos Sonhos, e na Praia do Forte ficamos no Porto Zarpa Hotel. Os dois foram ótimas escolhas. As reservas foram feitas pelo Booking.com.

Salvador

Fundada em 1549, Salvador é notável em todo o país pela sua gastronomia, música e arquitetura, também reconhecidas internacionalmente. A influência africana em muitos aspectos culturais da cidade a torna o centro da cultura afro-brasileira.

Chegamos à cidade já num final de tarde, e então aproveitamos para conhecer um pouco sobre o bairro onde ficamos hospedados: o Rio Vermelho.

Centro da boemia de Salvador, o Rio Vermelho é a pedida ideal para se tomar uma cervejinha gelada. Com uma vista privilegiada do mar de águas calmas, onde os pescadores partem, todas as manhãs, e retornam à tardinha com o balaio cheio de peixes frescos, sob as bênçãos da Mãe Iemanjá, o Largo de Santana reúne, também, a bela igreja em homenagem a Nossa Senhora de Santana, de frente para o mar de águas calmas da Praia de Santana, point do mais belo pôr do sol da cidade.





Bem próximo ao hotel, encontra-se o Largo da Mariquita, ponto de um dos mais famosos acarajés da cidade e do ilustre Mercado de Peixe. O Mercadão, como é chamado, reúne barracas de frente para o mar, de onde saem os melhores petiscos da madrugada. Lugar perfeito para aquela gelada!






No dia seguinte saímos para conhecer os principais pontos turísticos da cidade, então programei um roteiro de um dia.

Nas outras viagens que fizemos para o Nordeste, nós sempre alugamos carro, mas dessa fez achamos que não valeria a pena, pois ficaríamos apenas um dia em Salvador, e depois iríamos para Morro de São Paulo, que é uma ilha. Então optamos por fazer quase todo o passeio de ônibus coletivo, e foi super tranquilo. Pegamos um táxi só no final do dia, para retornarmos para o hotel. 

O ponto de ônibus é bem perto do hotel, na Rua Oswaldo Cruz. Dali seguimos direto para  Pelourinho.

O Pelourinho, popularmente chamado de Pelô, é o nome de um bairro de Salvador localizado no Centro Histórico da cidade, numa área que abrange apenas as ruas que vão do Terreiro de Jesus até o Largo do Pelourinho, o qual possui um conjunto arquitetônico colonial barroco português preservado e integrante do Patrimônio HIstórico da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.






No Largo do Pelourinho está localizada a Igreja da Venerável Ordem Terceira do Rosário de Nossa Senhora às Portas do Carmo, mais conhecida como Igreja do Rosário dos Pretos. Foi fundada em 1685, por uma das primeiras irmandades dos homens pretos do Brasil. A Irmandade foi elevada à categoria de ordem terceira em dois de julho de 1899.





A Fundação Casa de Jorge Amado ocupa o casarão que fica de frente para o Largo do Pelourinho. É uma instituição cultural com várias atividades e um núcleo de pesquisas, com documentação sobre o próprio Jorge Amado, Zélia GAttai e a literatura baiana.


E é também no Largo do Pelourinho onde está localizada a casa onde Michael Jackson gravou o clipe de "They don't care about us".



No meio do Largo do Cruzeiro está localizado o Cruzeiro de São Francisco. A escultura portuguesa do início do século XIX tem oito metros de altura e foi confeccionada em pedra calcária. Integra o conjunto do qual fazem parte as igrejas da Ordem Primeira e da Ordem Terceira de São Francisco. 


Ao fundo está a Igreja e Convento de São Francisco. As estruturas foram erguidas entre os século XVII e XVIII e são consideradas uma das mais singulares e ricas expressões do Barroco Brasileiro, apresentando, em especial a igreja, uma faustosa decoração interior. Foram tombadas pelo Iphan, classificadas como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, e fazem parte do Centro Histórico de Salvador, que hoje é Patrimônio da Humanidade.

















Ao lado da Igreja e Convento de São Francisco está a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco. Sua notoriedade advém principalmente da sua fachada ricamente decorada em altos-relevos, um caso único no Brasil. Seu interior foi reformado no século XIX, substuindo-se a decoração original barroca por altares neoclássicos, considerados a obra magna do mestre José de Cerqueira Torres.







O Terreiro de Jesus é uma praça de grande importância histórico-cultural localizada no Centro Histórico da cidade. Localiza-se diante da atual Catedral Basílica, e limita-se com a Praça da Sé. Oficialmente, é denominado Praça 15 de Novembro.

Catedral Basílica de Salvador

Igreja de São Pedro dos Cléricos (à esquerda),
e Igreja de São Domingos Gusmão (à direita)


O Palácio Rio Branco é a antiga sede do governo da Bahia, e um dos mais antigos palácios do Brasil. Está situado na Praça Tomé de Sousa, onde também se encontram a Prefeitura da cidade, a caâmara municipal e o Elevador Lacerda.


Depois do passeio pelo Pelourinho, descemos o Elevador Lacerda para a Cidade Baixa, para conhecermos o Mercado Modelo.

O Elevador Lacerda é o primeiro elevador urbano do mundo. Em 08 de dezembro de 1873, quando foi inaugurado, era o mais alto do mundo, com 63 metros.

Cumpre a função de transporte público entre a praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta. Hoje é um dos principais pontos turísticos e cartão postal da cidade. Do alto de suas torres, descortina-se a vista da Baía de Todos-os-Santos, do Mercado Modelo e, ao fundo, o Forte de São Marcelo.




O Mercado Modelo é um mercado de artesanato local situado no bairro do Comércio, e constitui-se em importante atração turística da cidade.

Em arquitetura no estilo neoclássico, a edificação abriga 263 lojas que oferecem a maior variedade de artesanato, presentes e lembranças da Bahia, contando com dois dos mais tradicionais restaurantes de culinária baiana.




Vista do restaurante

Dali pegamos um ônibus para a Igreja Nosso Senhor do Bonfim.

Construída em estilo neoclássico com fachada em rococó, a Igreja do Senhor do Bonfim chama a atenção por suas dimensões e pela posição de destaque na elevação onde foi instalada.

É uma das mais tradicionais igrejas católicas da cidade, dedicada ao padroeiro dos baianos, e símbolo do sincretismo religioso da Bahia, e é lá que são distribuídas as famosas fitinhas do Bonfim.





Da igreja seguimos a pé para a Ribeira, antigo bairro de Salvador localizado na Cidade Baixa.

Ribeira. Aos fundos, Igreja do Senhor do Bonfim

Uma coisa que nos chamou a atenção foram os cachorros, que fazem enormes buracos na areia para dormirem. O dia estava bem quente, e acho que as areias mais fundas devem ser mais fresquinhas para um descanso.


Ali na Ribeira há vários restaurantes. Para almoçar, escolhemos um que tinha árvores, pois nada como sombra de árvore e uma cervejinha bem gelada para aliviar o calor.


Depois do almoço seguimos para a famosa Sorveteria da Ribeira. Na casa, inaugurada em 1931, são oferecidos 65 sabores de sorvete. Em meio aos tradicionais, há uma dezena de exóticos! Entre eles, algodão doce, umbu, biribiri, jaca, jenipapo, pinha, sapoti, amarena...

O Marcelo não quis arriscar muito. Foi de chocolate com menta. Eu escolhi o de Umbu. Tem um sabor azedinho bastante refrescante. Caiu super bem com o calor intenso que fazia.


Depois dessas delícias, pegamos novamente o ônibus para o bairro do Comércio, onde fica o Mercado Modelo. Em frente ao Mercado Modelo fica o Terminal Náutico da Bahia. Aproveitamos para comprar as passagens para irmos no dia seguinte para Morro de São Paulo.

Dali iríamos a pé até o Museu de Arte Moderna de Salvador, mas fomos alertados do perigo de assaltos naquele trecho. Então resolvemos pegar um táxi.

Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) está localizado no Solar do União, às margens da Baía de Todos-os-Santos. Fundado no início da década de 1960, inicialmente o MAM-BA localizava-se no Teatro Castro Alves, tendo mudado para o endereço atual no ano de 1963.

O Solar do União  constitui-se em um expressivo conjunto arquitetônico, integrado pelo Solar, pela Capela de Nossa Senhora da Conceição, um cais privativo, aqueduto, chafariz, senzala e um alambique.




Parte do museu estava fechado para reforma, então não foi possível conhecer o Parque das Esculturas. Depois de uma rápida visita, pegamos novamente um táxi e retornamos para o hotel.

Fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas