Menu

São Joaquim, Morro da Igreja, Pedra Furada e Serra do Rio do Rastro - SC - ago/2007

Depois dos encantadores passeios pela Serra Gaúcha, seguimos para a Serra Catarinense. Chegamos em São Joaquim, capital da maçã, já no final da tarde. Fazia muito frio, e logo na chegada, fui surpreendida com um delicioso chá de maçã no Centro de Informações Turísticas. 

São Joaquim está situada no Planalto Serrano, e conta com uma grande diversidade étnica, composta principalmente por descendentes de portugueses, alemães, italianos e japoneses.

Sua Igreja Matriz está localizada na Praça João Ribeiro, totalmente construída em pedra basalto, tirada dos morros próximos e trazidas em carros-de-boi. Sua construção teve início em 1918 e foi inaugurada em 1935.



Um dos pontos turísticos mais visitados da cidade é o Morro da Igreja, localizado no Parque Nacional de São Joaquim, onde se encontra a Base Aeronáutica SINDACTA II, e de onde podemos avistar a tão famosa Pedra Furada.

Obs.: Desde novembro de 2013, a visita ao Morro da Igreja passou a ser controlada. As autorizações para visitação devem ser retiradas junto ao ICMBIO na sede do Parque Nacional de São Joaquim. Av Felicíssimo Rodrigues Sobrinho, 1542 – Bairro Esquina – Urubici – SC, entre as 08:00 e as 12:00 e entre as 13:00 e as 17:00.)

O segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) da Força Aérea Brasileira (FAB) fica no topo do morro da Igreja. É a unidade responsável pelo controle e gerenciamento do espaço aéreo da Região Sul e adjacência. Ninguém tem permissão de passar pelos portões que permanecem sempre trancados e com segurança militar à vista todo o tempo.

A Pedra Furada é uma rocha basáltica com uma fenda. Parece uma escultura em formato de janela que mede em torno de 30 metros de circunferência. Ao redor estendem-se enormes cânions e de toda a natureza presente no lugar. A sensação de estar num dos pontos mais altos do Brasil é inexplicável. Vale muito a pena a visita.

Nós estivemos no local duas vezes. Fomos no final da tarde, mas a intensa neblina que cobria o morro não nos possibilitou de ver a Pedra Furada. Então retornamos no outro dia pela manhã.








Dali seguimos viagem descendo pela famosa Serra do Rio do Rastro. Pelo caminho as placas indicavam gelo na pista. E realmente havia muito gelo.




A Serra do Rio do Rastro é uma das serras de Santa Catarina, localizada ao sul do estado a 1421 metros de altitude, e cortada pela rodovia SC-390. É caracterizada por subidas íngremes e curvas fechadas, bem como pelos seus quiosques. Coberta pela mata Atlântica, possui muitas matas e cachoeiras, e uma fauna bem diversa. É um dos cartões-postais do estado. Um mirante localizado em seu topo proporciona uma visão panorâmica da serra.



Fonte:

Comentários

Postagens mais visitadas