Menu

Blumenau - SC - jan/2017

Deixamos a cidade de Laguna pela manhã e seguimos para o Vale Europeu, para darmos continuidade ao nosso Roteiro Europeu pelo Sul do País. 

O Vale Europeu é uma região com forte característica da colonização alemã, italiana, austríaca, polonesa e portuguesa, localizada no Vale do Itajaí. A região oferece diversas atrações que variam da arquitetura e comidas típicas, aos dialetos que ainda podem ser escutados em alguns lugares. 

Os morros, vales, cachoeiras e rios dessa região são um convite para prática de esportes como trekking, rapel, mountain bike e parapente. Para quem procura por aventura, uma dica é a caverna de Botuverá, a maior do Sul do país e uma das mais belas do Brasil. Os amantes do ciclismo podem se deliciar com os 300 km em uma agradável via atravessando 9 cidades do vale, no primeiro circuito ciclístico intermunicipal do Brasil: o Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu.

A região também abriga diversos santuários católicos, como capelas, oratório, igrejas e grutas dedicados a diversos santos. Um exemplo é a cidade de Nova Trento, com mais de 30 atrações ligadas à fé católica. A cidade é o segundo destino religioso mais visitado do Brasil, ficando atrás apenas de Aparecida do Norte, em São Paulo.
 
Como já estávamos há dias na estrada, e o cansaço começava a tomar conta da gente, optamos por conhecer apenas a cidade de Rodeio e Pomerode, com uma breve passagem por Blumenau (uma das principais cidades do Vale Europeu).

A breve passagem por Blumenau deve-se ao fato de que já conhecíamos a cidade, então passamos apenas para tomar um café colonial na famosa Confeitaria Cafehaus Gloria, anexa ao Hotel Gloria. Tudo lá é delicioso.






Mas aproveitando a postagem, vou mostrar um pouco mais da cidade com algumas fotos que tiramos em viagens anteriores.

Blumenau foi fundada pelo filósofo e farmacêutico alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, que chegou em um barco via rio Itajaí-Açu acompanhado de outros dezessete colonos compatriotas. Desembarcou à foz do Ribeirão Garcia em 02 de setembro de 1850 e dividiu o território em lotes para que os colonos pudessem edificar suas moradias, majoritariamente casas feitas com a técnica enxaimel. O intervalo ocupado entre as fozes dos ribeirões Velha e Garcia definiu o atual centro da cidade.



A cidade possui uma agenda cultural focada nas festas baseadas no cotidiano e hábitos dos imigrantes europeus, destacando-se a colonização alemã, com a Oktoberfest, a segunda maior festa de cerveja do mundo, que, todos os anos em outubro, acontece durante 17 dias.

Praça Hercílio Luz

Em 2 de setembro de 1.900, por ocasião do cinqüentenário da fundação da cidade, foi lançada nesta praça a pedra fundamental do monumento comemorativo à chegada dos fundadores de Blumenau. A denominação atual da praça, aprovada em 16 de abril de 1919, foi uma homenagem ao Governador do Estado, Dr. Hercílio Pedro da Luz, cuja carreira política está intimamente ligada a Blumenau. Atualmente conta com uma mini-cervejaria onde o turista pode saborear pratos típicos alemães com uma bela vista panorâmica da curva do Rio Itajaí-Açu. Nos fundos da praça encontra-se o Porto Fluvial de Blumenau, que foi durante muitos anos, o local de embarque e desembarque de pessoas e mercadorias com destino ao litoral. Nesta praça localiza-se também o Museu da Cerveja, o monumento em homenagem à fundação do município e o monumento Voluntários da Pátria, em homenagem aos soldados que representaram Blumenau na Guerra do Paraguai (1865-1870) e a 2ª Guerra Mundial (1939-1945).


Mausoleu Dr. Blumenau

É no Mausoléu Dr. Blumenau, inaugurado em 1974, que estão depositados os restos mortais do fundador da cidade, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau (1819-1899), e de seus familiares. O Mausoléu é mantido pela Fundação Cultural de Blumenau e também recebe exposições regularmente no seu espaço.



Parque Edith Gaertner

Área anexa ao Mausoleu Dr. Blumenau, este parque abriga uma pequena floresta nativa com diversas espécies plantadas pelo próprio fundador da cidade. Foi espaço de contemplação e inspiração da sobrinha-neta de Dr. Blumenau, Edith Gaertner, atriz formada pela Academia de Arte Dramática de Berlim e com destacada atuação por toda a Europa.

No parque está localizada a casa onde viveu Edith Gaertner, uma linda fonte similar ao Manneken Pis, de Bruxelas, bem em frente à casa onde ela viveu .






No parque há ainda o primeiro e único cemitério de gatos do mundo, obra de Edith Gaertner, que amava os animais. Em sua época, eram cerca de 50 sepulturas mas, após a sua morte, em 1967, e a revitalização do parque, foram preservadas apenas nove. Todas elas são identificadas com os nomes dos bichinhos. O enterro de cada um deles era marcado com cortejo fúnebre, com a presença de amigos e vizinhos.



Complexo Vila Germânica

É o maior centro de eventos de Santa Catarina. Faz parte de um projeto que inclui o Parque Ramiro Ruediger, a reestruturação do Galegão, a transformação da feira livre em Blumenau, da revitalização dar ruas Alberto Stein e Humberto de Campos, e a construção do hotel e edifício-garagem, além da vila, que foi construída dentro do Parque Vila Germânica.

Foi criado para abrigar feiras e eventos na região de Blumenau, como a Oktoberfest, a FestItália, a Texfair e a Febratex, entre outros evento. Sendo assim um dos grande atrativos da cidade, o Complexo Vila Germânica traz um ambiente bonito para os turistas, executivos e habitantes de Blumenau.

Dentro do complexo está o Parque Vila Germânica, envolvido pela charmosa arquitetura enxaimel.  Dispõe de restaurantes, diversas lojas com suvenires, produtos regionais e artesanato típico. 







Fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas