Menu

Carambeí - PR - jun/2017

Depois de um feriadão pela apaixonante Curitiba, deixamos a cidade pela manhã, num dia lindo de domingo. Como tínhamos o dia todo para chegar em Londrina, resolvemos passar por Carambeí para conhecer o Parque Histórico, que não conseguimos visitar quando estivemos na cidade no final do ano passado.

Como já disse em postagem anterior, Carambeí foi fundada por holandeses que chegaram à região a partir de 1911. Lá instituíram a Cooperativa mista Batavo Ltda e a Cooperativa de Laticínios do Paraná Ltda, e em 13 de dezembro de 1995, a colônia holandesa tornou-se um município brasileiro.

O Parque Histórico da cidade, instalado em um terreno de 100 mil metros quadrados através de parceria entre a Associação do Parque Histórico de Carambeí e a Cooperativa Agroindustrial Batavo, retrata a saga dos imigrantes, sua cultura e o espírito empreendedor dos pioneiros holandeses no Brasil.

Ponte na entrada do Parque Histórico de Carambeí

Na entrada do parque o visitante é convidado para assistir um pequeno vídeo sobre a colonização holandesa e a construção do Parque. É bem curtinho e vale muito a pena.

Há direita do Parque fica a Vila Histórica de Carambeí, que retrata, através de réplicas, a antiga colônia holandesa que deu origem a cidade. As construções, decoradas com objetos da época, nos levam a vivenciar, de uma maneira bem real, como eram a escola, a igreja, a ordenha, a ferraria, a fabricação de queijos, o moinho, a estrada de ferro, e outras coisas da antiga colônia.



















Ao fundo da Vila Histórica há dois galpões que compõem o Museu do Trator, que abriga dezenas de tratores e outras máquinas agrícolas.




Bem ao fundo e à esquerda do Parque Histórico fica o Parque das Águas, inaugurado em maio de 2015. É formado por um lago artificial, algumas casas típicas do interior da Holanda e um espaço chamado Casa da água. A maioria das construções são feitas com engenharia sustentável, com madeiras de reflorestamento, tijolos ecológicos, entre outras coisas.














Clique aqui para ver o post sobre a cidade e o Parque, na viagem do final do ano passado.

Para maiores informações, acesso o site oficial do Parque Histórico:
http://www.aphc.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas