Menu

Bombinhas - SC

Bombinhas é um pequeno município do estado de Santa Catarina localizado na Região Turística Costa Verde & Mar, a 70km da capital Florianópolis e também próxima dos municípios de Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo.

Por ser uma península (a única do sul do Brasil), a cidade possui uma grande diversidade de paisagens  e opções de lazer em meio a natureza. É um verdadeiro paraíso ecológico, banhado por águas cristalinas e de abundante riqueza natural. É composta por trinta e nove praias com características que variam desde baías com águas calmas, praias com mar agitado, e outras desertas, com acesso apenas por trilhas e costões, satisfazendo assim os mais diversos públicos.

Bombinhas também abriga três unidades de conservação que são atrativos para a prática de ecoturismo: o Parque Municipal da Galheta, o Parque Municipal do Morro do Macaco e a Área de Relevante Interesse Ecológico da Costeira de Zimbros, onde podem ser realizadas caminhadas ecológicas guiadas sobre trilhas que foram construídas por antigos moradores da mata.

Nós já estivemos em Bombinhas diversas vezes, então vou aproveitar para mostrar um pouco das praias que conhecemos, inclusive de viagens anteriores.

Praia de Bombas

É a primeira praia do município. O nome Bombas deriva-se do fato do som produzido pelo bater de suas ondas. Apesar disso, é uma praia de águas tranquilas e cristalinas, muito procurada por famílias que buscam sossego e segurança. Na avenida principal também há muitos restaurantes e lojas de artesanato e decoração, além de muitas pousadas e casas de veraneio.

dez/2012
 
dez/2012

Praia de Bombinhas

Com 1.227 metros de extensão, é a praia que dá nome a cidade e onde se encontra o maior centro comercial da cidade. Sua faixa de areia é composta por cristais de quartzo, que dão um tom incrivelmente branco, emoldurando o mar calmo e transparente com pequenas ondas, garantindo a alegria das crianças.  

Foto tirada da Prainha, com vista para a Praia de Bombinhas

Prainha, Embrulho e Lagoinha

São três praias pequenas localizadas no costão direito da praia de Bombinhas. 

A Prainha é onde se localiza o trapiche, de onde partem barcos de passeio e barcos das escolas de mergulho. Ao lado do trapiche, existe uma oficina lítica, denunciando os indícios do povoamento pré-histórico na região. 





Barco Pirata


 A Praia do Embrulho, ao lado da Prainha, é bem tranquila. Tem uma bela vista das embarcações e da baía de Bombas. Foi chamada assim por sua característica de praia de tombo, que provocava alguns incidentes, “embrulhando” nativos que descarregavam mercadorias das embarcações por ali, quando ainda não existia o trapiche da Prainha. 








A Praia da Lagoinha é a minha queridinha!! Ideal para o mergulho de superfície, com sua grande quantidade de piscinas naturais entre as grandes pedras à beira-mar, que atraem diversas espécies de peixes que podem ser avistadas até mesmo sem entrar na água. Mas é difícil resistir ao mergulho em suas águas transparentes e sem ondas. 











jan/2012

jan/2012

jan/2007

jan/2007




Além de toda essa beleza, ainda tem um cantinho com sombra de árvores, que eu amo! E bem em frente a um restaurante. Do jeito que eu gosto: sombra, comida e água fresca... Por isso sempre ficamos na Praia da Lagoinha.




Praia da Sepultura

Simplesmente, paradisíaca. Suas águas transparentes e sem ondas são ideais para o mergulho livre. Com aproximadamente 95 metros de extensão de areia, a praia da Sepultura guarda beleza e lendas. Contam os moradores mais antigos que a praia passou a ser chamada assim pela suposta existência da sepultura de um escravo, que teria sido morto após uma briga no local, em 1840. Para quem gosta de caminhadas, o acesso pode ser feito pelo costão direito da Praia de Bombinhas, passando pela Prainha, Embrulho e Lagoinha. O acesso por veículos é feito pela Rua das Garoupas, continuação da Av. Ver. Manoel José dos Santos, até um estacionamento particular. Dali, chega-se à praia a pé, através de uma trilha de 200 metros. 

Em marés altas, a estreita faixa de areia desaparece, restando apenas os paredões de pedra.








Praia do Retiro dos Padres ou Ingleses

Na metade do século XIX, um navio inglês ficou avariado no local. O fato atiçou a curiosidade dos moradores, que acorriam ao local para ver o navio e seus tripulantes, pois nunca haviam visto um inglês autêntico. A partir deste acontecimento, a praia ficou conhecida como Praia dos Ingleses. Em 1967, a praia foi adquirida pelos padres salesianos de Itajaí, onde construíram uma casa de retiro espiritual, razão para o novo batismo da praia. De beleza agreste, quase selvagem, a praia de águas cristalinas é cercada pela Mata Atlântica.




Praia de Mariscal

A Praia de Mariscal, com 204,5 metros de extensão, tem areias brancas a base de cristais de quartzo e águas cristalinas. O nome surgiu em função da grande quantidade de mariscos em seus costões. Com águas muito limpas e ondas de médio porte, é muito procurada pelos surfistas. A vegetação de restinga está preservada pintando de verde toda a sua orla, aproximando o turista à natureza. É indicada para banhos de mar e sol, surf, pesca esportiva e longas caminhadas. Para quem gosta de sossego, Mariscal possui uma estrutura quase que exclusivamente residencial. 




Praia de Canto Grande

Por estar localizada em um istmo, com duas praias opostas, seu primeiro nome era Ponta Grande. A partir dos anos 30, ganhou o nome atual, dividindo-se entre Mar de Dentro e Mar de Fora. Esta pequena vila de pescadores e maricultores ainda mantém viva a cultura dos imigrantes do Arquipélago dos Açores, como a tradição do terno de reis e a técnica da pesca artesanal. O centro da Vila fica aos pés do Parque Municipal do Morro do Macaco, o segundo ponto mais alto da cidade que proporciona ao turista uma bela vista da cidade, da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e também das cidades vizinhas como Tijucas, Governador Celso Ramos e Florianópolis. O Mar de Dentro fica no lado oeste da vila, na Baía de Zimbro, é de águas tranquilas, é ponto de partida de muitas pescarias e passeios de barco pela região. Tem 2.180 metros de extensão. Dali, o por do sol é uma atração única. O Mar de Fora, ao leste da vila é de águas mais agitadas, com ondas propícias para o surf. Suas águas límpidas são renovadas constantemente pelas correntes. A praia também é muito procurada pelos amantes da pesca de arremesso, ao longo de seus 3.831 metros de extensão.

Mar de fora
Mar de dentro

Mar de dentro

Mar de dentro

Próximo ao trapiche do mar de dentro encontra-se o início das trilhas do Morro do Macaco. Uma vai até o mirante no alto do morro, e outra vai para a Praia da Tainha.

O mirante localizado no topo da unidade de conservação do Morro do Macaco possui 191 metros de altura e o acesso se dá através de uma caminhada por trilha, com cerca de 30 minutos de duração. A trilha panorâmica é de média dificuldade e proporciona uma visão de 360º, sendo possível avistar a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, composta pelas ilhas Galés, Deserta, Arvoredo e Calhau de São Pedro, as praias de Canto Grande (Mar de Dentro e Mar de Fora), Mariscal, Morrinhos, Zimbros e também as cidades de Tijucas, governador Celso Ramos, Florianópolis e ao entardecer é possível ver a Ponte Hercílio Luiz iluminada em Florianópolis.
Nós optamos por ir bem cedo, ainda escuro, para ver o sol nascer no alto do morro. Foi lindo!


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 









Praia da Conceição

A praia da Conceição é dividida por uma pequena Ilhota com a praia de Canto Grande Mar de fora. Por estar totalmente cercada por morros, é uma praia bem protegida pelos ventos. Suas areias monazídicas têm propriedades terapêuticas. Uma de suas principais atrações são as piscinas naturais, formadas no seu costão direito. A praia tem 453 metros de extensão e também é o ponto de partida para chegar até a praia da Tainha.






Fonte:

Comentários

Postagens mais visitadas