Diário de viagem - Portugal - parte 8 - Serra da Estrela
- Dia 02 de outubro de 2017
Deixamos o hotel logo cedo, depois de mais um impecável e inesquecível café da manhã, e seguimos pelos belíssimos caminhos da Serra da Estrela.
Descemos a serra até Covilhã, uma das maiores cidades da região, e porta de entrada para a Serra da Estrela.
A cidade, que já foi um dos maiores centros industriais do país, ainda possui algumas fábricas de laticínios. Hoje é, sobretudo, uma cidade de turismo de inverno e de estudantes, muito por força da Universidade da Beira Interior. A cidade também conta com o Museu de Lanifícios, instalado no edifício que em tempos funcionou como a Real Fábrica de Panos, mandada construir pelo Marquês de Pombal em 1764.
Por estarmos de passagem, não foi possível conhecermos o museu.
Dali seguimos para o lugar que mais me encantou na serra: a histórica vila de Belmonte, onde nasceu Pedro Álvares Cabral.
Com ampla vista sobre a encosta oriental da Serra da Estrela, a vila de Belmonte justifica plenamente as características que lhe teriam dado o nome. Diz a tradição que nome Belmonte provém do lugar onde a vila se ergue (monte belo ou belo monte).
Castelo de Belmonte, que pertenceu à família de Pedro Álvares Cabral |
Igreja de Santiago e Panteão dos Cabrais, onde estão depositadas as cinzas de Pedro Álvares Cabral e de outros familiares |
Capelas de Santo Antônio (século XV) e do Calvário (século XIX) |
Capela do Calvário - século XIX |
Capela de Santo Antônio - século XV |
Nossa última visita na serra foi à vila de Celorico da Beira, considerada a Capital do Queijo Serra da Estrela.
Uma das principais atrações da cidade é o Castelo de Celorico da Beira, fundado pelo imperador romano Augusto. Não chegamos a visitá-lo porque não queríamos chegar muito tarde em Porto, nosso próximo destino.
Castelo de Celorico da Beiro, lá no alto |
Outra atração da cidade é a Capela de São Pedro, localizada no centro histórico de Celorico da Beira. Não há documentos que atestam a data de sua construção, mas há no local vestígios da era medieval.
Estelas funerárias medievais |
Estela funerária medieval |
Aproveitamos para almoçar na cidade, e depois seguimos para o nosso próximo destino: Porto.
Fonte:
Wikipédia
Aldeias Históricas de Portugal
Comentários
Postar um comentário