Embu das Artes - SP - out/2021
Ao retornarmos de São Paulo resolvemos passar por Embu das Artes, localizada a cerca de 30km da capital paulista.
A curiosa história de Embu das Artes fez com que se tornasse uma cidade especializada em acolher artistas. Sua ligação com a arte se inicia por volta da década de 30, com o renomado e premiado artista Cássio M'Boy que residia na cidade e, mais tarte, pelo ceramista Tadakiyo Sakai, um dos maiores terracotistas do Brasil, e ao longo dos tornou uma cidade turística, Por causa disso, em 2011 a denominação oficial da cidade foi alterada de Embu para Embu das Artes.
A Feira de Arte e Artesanato de Embu das Artes, que acontece dos finais de semanas e feriados, teve início na dácada de 60 e hoje é uma das principais atrações da cidade, ocupando as principais ruas do centro histórico. Ali a gente encontra de tudo, desde pinturas, esculturas, cerâmicas, roupas, bijuterias e comidas artesanais. Além da feira, há muitas lojas de decoração, móveis e antiquários.
Visite a cidade sem pressa, para poder apreciar não só os artesanatos, mas os belíssimos casarios históricos. E não deixe de passar pela Viela das Lavadeiras. Antigamente ela era usada como passagem por mulheres para irem até o rio lavar suas roupas, e por isso ficou conhecida como Viela das Lavadeiras.
Almoçar em Embu das Artes também é uma ótima opção, pois há excelentes restaurantes no centro histórico da cidade. Nós optamos por um restaurante que tinha mesas ao ar livre, na Rua Joaquim Santana.
Aconselho chegar bem cedo em Embu das Artes para explorar com mais tranquilidade as barraquinhas, e conseguir estacionar em algum lugar não muito longe do centro histórico.
Praça das Artes e Coreto, à direita |
Feira na Praça das Artes |
Largo dos Jesuítas e Museu de Arte Sacra dos jesuítas |
Comentários
Postar um comentário