Menu

São Paulo - out/2021

Essa viagem para São Paulo não foi muito planejada, pois fomos para uma consulta médica, mas aproveitamos para esticar o feriado prolongado, o que nos propiciou conhecer alguns lugares da cidade que ainda não conhecíamos.

Estivemos em São Paulo a passeio em 2011, e na ocasião, tivemos a oportunidade de conhecer diversos pontos turísticos da cidade. Veja aqui

Desta vez, começamos pelo Jardim Botânico de São Paulo

Fundado em 1928 e oficializado em 1938, o local tem o objetivo de mostrar o quanto a natureza é importante, e enfatizar cada vez mais o cuidado que se deve ter com a biodiversidade. O Jardim Botânico de São Paulo possui cerca de 360 mil metros quadrados e abriga mais de 380 espécies diferentes de árvores e animais, como tucanos, preguiças e bugios. Em 2021 o parque foi concedido à iniciativa privada para gestão pelos próximos 30 anos, juntamente com o Zoológico de São Paulo e o Zoo Safari.

Lago das vitórias-régias

Vitória-régia

Estação da Luz

A Estação da Luz aberta ao público em 1901, é uma das mais importantes estações ferroviárias da cidade de São Paulo, pois integra a rede de transportes sobre trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos com transferência gratuita para a Estação Luz do Metrô de São Paulo, sendo um dos seus mais importantes nós, visto que por ela passam ou estão próximas diferentes linhas de trem e metrô. A estação abriga ainda o Museu da Língua Portuguesa.

Em seu prédio encontram-se as estruturas trazidas da Inglaterra que copiam o Big Ben e a abadia de Westminter. Veja mais fotos na postagem de 2011, clicando aqui.

Visitamos também a Pinacoteca, que fica ao lado da Estação da Luz, mas havia tantos moradores de rua na praça ao lado que não foi possível fotografar. Veja as fotos de 2011, quando estivemos lá pela primeira vez, clicando aqui.

Centro Histórico de São Paulo

O Centro Histórico de São Paulo, ou simplesmente Centro, corresponde à região onde a cidade foi fundada, em 1554, pelos padres jesuítas Antônio de Vieira, José Anchieta e Manoel da Nobrega. Nele se encontra a maior parte dos edifícios que retratam a história da cidade, como o Pátio do Colégio, local de sua fundação.

Começamos o passeio pela Catedral de São Paulo, mas havia tantos morados de rua acampados em frente à igreja que não foi possível fotografá-la. As fotos externas a seguir são da nossa viagem de 2011.

A Catedral Metropolitana de São Paulo ou Catedral da Sé, está localizada na Praça da Sé, na Zona Central de São Paulo. A sua construção, em estilo neogótico, começou em 1913 e terminou quatro décadas mais tarde. Apesar de ter uma cúpula de renascentista, a Catedral é considerada o quarto maior templo neogótico do mundo.

Foto de 2011

Foto de 2011

O Páteo do Colégio é onde foi levantada a primeira construção da atual cidade de São Paulo, quando os padres jesuítas estabeleceram um núcleo para fins de catequização de índios. Hoje o prédio abriga o Museu Anchieta, Auditório Manoel da Nóbrega, Galeria Tenerife, Praça Ilhas Canárias (café do Pátio), Igreja Beato José de Anchieta (abriga o fêmur de José de Anchieta), a Cripta Tibiriçá e a Biblioteca. Infelizmente o local estava fechado para visitação no dia em que fomos. 

Em frente ao Páteo do Colégio está o Memorial dos Fundadores da Cidade de São Paulo, e ao lado estão o prédio do Tribunal de Justiça de São Paulo e o prédio da Secretaria de Justiça.

Páteo do Colégio, à esquerda, e prédio do Tribunal de Justiça, ao fundo

Prédio da Secretaria de Justiça

Próximo ao Páteo do Colégio está o Solar da Marquesa de Santos, raro exemplar de residência urbana do século XVIII. Não há dados precisos sobre a data de sua construção, mas a Marquesa de Santos, Domitilia de Castro Canto e Melo (amante do Imperador D. Pedro I), foi a proprietária entre 1834 e 1867, adquirindo o imóvel da herdeira do Brigadeiro Leme. Atualmente o Solar abriga a sede do Museu da Cidade de São Paulo.

O Teatro Municipal é um dos principais pontos turísticos do Centro Histórico de São Paulo. Inaugurado em 1911, teve seu projeto arquitetônico desenvolvido pelo escritório de Francisco de Paula Ramos de Azevedo para suprir a necessidade da exigente elite social formada por "barões do café", que demandavam um espaço para espetáculos e ópera de alto padrão nos moldes dos que podiam ser encontrados na Europa. Localiza-se na Praça Ramos de Azevedo, próximo ao Viaduto do Chá.

Viaduto do chá


Comentários

Postagens mais visitadas